Ciência sem Fronteiras: o que fazer após ser aprovado

A partir do dia previsto para a liberação de resultado – o nosso atrasou 15 dias – acredito que a primeira coisa a fazer é monitorar a plataforma Carlos Chagas (efomento). Lá saiu o deferimento antes da lista final dos aprovados no site e só uns 5 dias depois chegou o e-mail confirmando e pedindo para assinar o termo de compromisso.

Nossa bolsa é financiada pelo CNPq, não sei se a Capes faz um processo igual, mas a primeira afirmativa chega com a mensagem na plataforma Chagas mudando de “em análise pelo CNPq” para “deferida – aguardando dados complementares”.

Enquanto o e-mail não chegar, não há muito o que fazer. Eu sugiro 3 coisas que podem ser adiantadas: 1) confira se o seu endereço está certo, impecável no Lattes. É para lá que vão mandar o cartão do bolsista e qualquer inconsistência, os correios reclamam e negam a entrega (essa novela eu conto depois). 2) escolha quem será seu representante legal no país. Isso é pedido na assinatura do termo. Você vai precisar do CPF e do e-mail da pessoa escolhida e, se escolher seu pai, mãe ou parente que não tenha e-mail, NÃO ponha o seu e-mail como o e-mail deles, vai dar um problemão pra você no acesso da plataforma Lattes 😦 3) se tiver dependente, tenha em mãos os CPFs.

Todo o restante vão ser dados seus, tudo simples. O e-mail recebido após o deferimento (lembre-se, eu falo sempre do CNPq) é assim:
email cnpq ciencia sem fronteiras bolsa para doutorado deferimento

Quando finalmente chegar o e-mail com o link para assinatura do termo, preencha de acordo. Acho que o prazo para o preenchimento e envio é de 10 dias, então não dá pra vacilar. É tudo bem tranquilo, mas o campo para inserção dos dependentes é BEM DISCRETO. Conheço algumas pessoas que não incluíram o dependente neste primeiro momento por não ter visto o campo! Procura que ele tá lá!

Quando você enviar os dados, vai receber o termo formal de concessão da bolsa (vem em português e em inglês), muito importante para você pedir o visto e também levar consigo para passar na imigração – nunca é demais… Ele declara todos os valores que você receberá, veja na imagem.

Com o termo assinado, seu status no efomento vai mudar para “deferida” e assim permanecerá. Agora está tudo certo com você e o Ciência sem Fronteiras, exceto se tiver dependentes, mas não há pressa e comento em um próximo post.

No mais, comemore e comece o planejamento para a partida 🙂 Nas próximas postagens vou falar sobre o processo de seleção da universidade portuguesa, do pedido do visto português, das próximas pendências a resolver com o Ciência sem Fronteiras (quase nada) e do cartão do bolsista.
carta bolsa doutorado cnpq ciencia sem fronteiras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s