Ciência sem Fronteiras: como incluir dependentes

Após bolsa deferida e termo de compromisso assinado, seu status no efomento deve estar “deferida” (já sem mencionar o aguardo dos dados complementares), mas ainda é preciso entrar em contato via e-mail com o atendimento@cnpq.br para que seu(s) dependente(s) sejam de fato incluídos. Mesmo que você tenha colocado os CPFs no termo de compromisso, envie para o e-mail o comprovante da dependência, que pode ser a certidão de casamento, procuração de união estável ou certidão de nascimento dos filhos.

Sempre que enviar e-mail para o atendimento, coloque seu nome completo, CPF e número do processo da bolsa, que vem declarado no PDF que você gera após assinar o termo. O pessoal vai te responder confirmando a inclusão, mas ainda falta o último passo: enviar comprovante de que os dependentes irão com você desde o início da bolsa (ou não, tanto faz, ambos são permitidos, mas a ajuda de custo vai variar). Envie a reserva das passagens e pronto, dependentes incluídos com sucesso.

O quanto antes isso for feito, antes a verba dos dependentes será liberada. Se preferir esperar entrar o primeiro depósito para comprar as passagens aéreas, os valores dos dependentes serão depositados na moeda do país de destino, direto no cartão do bolsista – pode ser um ótimo negócio!

Esse depósito inicial mencionado acima é o auxílio deslocamento, auxílio instalação e seguro saúde para o titular da bolsa, vem em reais, e é depositado na conta que você informa no momento da assinatura do termo; entra cerca de 60 dias antes da vigência da bolsa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s