Visto de estada/residência temporária – estudos – português

Pedimos o visto português no vice-consulado de Curitiba, por ser responsável pelo Paraná e por Santa Catarina. Se a pessoa quiser, e estiver disposta a arriscar com os prazos dos correios, nem é preciso ir até lá para fazer o visto; tudo pode ser resolvido por sedex (segundo a atendente, somente para estudantes com bolsa; demais casos devem comparecer pelo menos 1 vez). Como não nos enquadramos nos fãs dos correios, fomos pessoalmente à capital paranaense entregar os documentos.

Atenção: se o seu visto não será feito via Curitiba, ligue para o vice-consulado em que se apresentará e confirme os documentos. Eu também achava que todos exigiriam as mesmas coisas e liguei para Curitiba para perguntar outras coisas, e a senhora me questionou se eu já tinha a lista de documentos, que não era a mesma disponibilizada on-line pelo Consulado em São Paulo. Sorte!

O que pede o vice-consulado de Curitiba (no mês de julho de 2015, cuidado que pode mudar) para quem quer um visto de estada temporária – estudos:

  • não vá ao consulado nem envie seus documentos por correio com mais de 3 meses antes da viagem a Portugal;
  • passaporte válido + cópia autenticada;
  • RG e CPF + cópia autenticada;
  • 2 fotos 3×4;
  • reserva de passagem aérea e de 5 dias em um hotel ou alojamento em Portugal;
  • carta de intenções digitada e assinada por você, contando o porquê da viagem, quanto tempo permanecerá e como irá se manter;
  • comprovativo de sustento (bolsa de estudo, declaração dos pais, extrato bancário…)
  • certidão de antecedentes criminais da Polícia Federal (pode ser a emitida on-line ou a que você pede pessoalmente na PF, neste caso precisa autenticar em cartório a assinatura do policial que a emitiu);
  • se for estudante universitário, a carta de aceite da instituição portuguesa;
  • comprovante de residência original (levamos conta de luz);
  • imprimir e assinar 2 cópias do “Pedido de visto Schengen” ou “Formulário de pedido de visto”, disponível no site do Consulado em SP;
  • seguro-saúde PB4 ou algum particular que cumpra o tratado de Schengen + cópia autenticada;
  • por fim, imprimir e assinar 3 documentos que eles nos enviam por e-mail: declaração, requerimento e acta de entrevista.

O atendimento começa 8h30, mas muito antes já tem fila formada na porta do prédio, pois a subida ao andar em que fica o vice-consulado só é liberada exatamente nesse horário. Chegamos 8h e havia 10 pessoas na nossa frente. Subindo ao andar do serviço, retira-se uma senha e aguarda-se o atendimento, que demora.. Foram duas horas entre o momento em que subimos pelo elevador até a saída com tudo encaminhado. São apenas duas funcionárias para  atender todo mundo e quando chegam senhores de idade ou outros atendimentos prioritários, passam na sua frente. Ainda assim, a espera é agradável, sentado, com TV, banheiro e tudo o mais. Vale levar uma leitura 🙂

O mais importante que destaco aqui é: não pague nenhuma das taxas pelo site do Consulado em SP. O visto será pago em dinheiro em Curitiba! Bolsistas CAPES têm desconto e pagam 90 reais, se não me engano. Os demais mortais e bolsistas CNPq e qualquer outro órgão, 390 (ouchhh). Somente em dinheiro.

Após a funcionária conferir tudo, ela monta tipo um dossiê com seus documentos e pede que você leve a uma lojinha em frente ao prédio, onde uma moça fará uma versão em PDF pra você. Custará 15 reais. Ela mesma encaminha via e-mail para o consulado, com cópia para você. Aí você volta ao vice-consulado, mostra o comprovativo do PDF, devolve o dossiê em papel e pronto, aguarda o aviso chegar por e-mail. O nosso demorou apenas 7 dias.

Quando chega o e-mail, eles perguntam se você deseja enviar o passaporte via correios para SP ou ir pessoalmente (neste caso, o visto sai na hora, coladinho no passaporte). Fomos pessoalmente e em cerca de 20 minutos estava tudo resolvido. O horário para você comparecer ao Consulado em SP é agendado via e-mail com o pessoal de Curitiba e você pode pedir o melhor dia.

Resumindo, foi bem eficiente e sem problemas. Compartilhe sua experiência!

Anúncios

4 comentários sobre “Visto de estada/residência temporária – estudos – português

  1. Olá!
    Estou querendo ir fazer mestrado e estou me informando sobre as candidaturas nas faculdades e o pedido de visto! Sou de Floripa tb!

    Só não entendi que te pediram
    -reserva de passagem aérea e de 5 dias em um hotel ou alojamento em Portugal;
    mesmo sem saber se te dariam o visto?

    E o teu visto saiu em 7 dias mesmo? haha me informaram que era aproximadamente 1 mês!

    Obrigada!

    Curtir

    • Oi, Pamella. Realmente pedem reserva de passagem e hotel, mas isso vc resolve reservando em algum site que permite o cancelamento gratuito, como o booking, e a passagem vc pode pedir para reservar em uma agência de viagens, eles seguram por um ou dois dias.
      E o trâmite foi rápido mesmo. Foram sete dias corridos a partir da data em que fomos ao consulado. Acho que o fato de ser bolsista Ciência sem Fronteiras dá alguma garantia para eles de que não vai faltar dinheiro… não sei! O informado era mesmo que seriam 30 dias.

      Curtir

  2. Olá,

    Vocês foram com visto de estada temporária certo, ele tem validade de até 1 ano… Se vocês quiserem ficar mais tempo, ou até residir em Portugal, seja a trabalho subordinado, independente ou abertura de empresa, vocês podem pedir para ficar mais tempo?

    Obrigada!

    Curtir

    • oi Nathália. O meu visto não foi de estada temporária, mas acredito que se vc desejar ficar mais tempo do que o ano por ele permitido, terá que pedir um novo visto, para a nova finalidade. Até se pode fazer este pedido já em Portugal (no caso, no SEF), mas pelos comentários que ouço aqui, o mais correto/rápido é fazer via consulado no Brasil mesmo. abs.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s