Ciência sem Fronteiras – o que fazer após chegar ao destino

Uma vez em seu país de destino, você tem 30 dias para enviar ao CNPq, através da plataforma Carlos Chagas (efomento) três documentos:

  • comprovativo de contratação do seguro-saúde (mandei o voucher);
  • comprovativo de chegada à Universidade (pode ser uma carta da instituição/orientador ou um comprovante de matrícula no semestre);
  • comprovativo da passagem aérea usada (fotografei os canhotos – lembre-se de guardá-los!).

Além dos três anexos, haverá um único campo a preencher na página, que pede a data de início efetivo das atividades. Ela deve estar de acordo com a carta da instituição ou comprovante de matrícula – ambos devem conter a mesma data de início.

Anexe tudo na plataforma e envie. O processo passará por análise do CNPq, que enviará um e-mail confirmando se está tudo ok ou se algo deve ser mandado diferente. Ainda não recebemos o parecer sobre os itens que enviamos, nem sei qual o prazo que eles têm para responder, mas aguardamos. [ATUALIZAÇÃO 07/10: Hoje recebemos um e-mail do CNPq acusando recebimento da documentação complementar. No fim da mensagem eles mencionam se está ou não de acordo. No nosso caso veio assim: A documentação está de acordo com as exigências normativas do CNPq].

Depois de feito isso, seu compromisso com o CsF é o relatório anual, a ser enviado no fim de cada ano letivo (veja o item 8 do edital), mas isso falaremos mais para a frente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s