Como fazer NIF com visto de estada temporária – estudante

Em Portugal, o equivalente ao CPF brasileiro é o NIF (número de identificação fiscal). Me disseram todo o tipo de coisas sobre as dificuldades de como e onde tirá-lo, mas acabou sendo bem mais fácil do que o esperado.

Se você está indo a Portugal com um visto de residência/estada temporária (no nosso caso, para estudo/investigação) colado no passaporte, você pode pedir seu NIF nas finanças do município onde vive, não vai precisar de representante legal. Aqui no Porto, fizemos na Loja do Cidadão, que fica na rua Fernão Magalhães (estação do metro Estádio do Dragão, contorna o estádio em sentido anti-horário e vira à direita).

Precisa somente do passaporte e o pagamento, na hora, da taxa de 10,20 euros. É preciso um endereço para ser colocado, mas não nos foi pedido um comprovante de morada (residência), apenas dissemos o endereço e feito. Se já tiver um número de telefone português, também será incluído no seu NIF, mas não é obrigatório, e você pode voltar outro dia para atualizar, se quiser.

Se você não tem o visto colado no passaporte, vai precisar de um representante legal, embora seja bem simples. Aqui eu explico.

Anúncios

6 comentários sobre “Como fazer NIF com visto de estada temporária – estudante

  1. Pingback: NIF – o CPF português – Portugal sem fronteiras

  2. Boa tarde.

    Voce acredita que foi mais facil do que imaginava, porque já possuía o visto?
    Geralmente pedem o comprovante de endereco para o NIF?
    No momento da solicitacao do NIF, voce precisou de representante legal?

    Obrigado.

    Curtir

    • oi Klaus. Acho que esse episódio que narrei no post foi realmente mais fácil não só por ter o visto de investigação, mas também por ter sido atendida por uma senhora simpática das Finanças que não exigiu nenhum comprovante de residência. Mais recentemente fiz um post falando sobre como fazer o NIF sem visto nenhum, como turista mesmo (precisa de representante, sim), veja aqui: https://portugalsemfronteiras.wordpress.com/2016/02/07/nif-o-cpf-portugues/

      Curtir

      • Obrigado pela resposta. Você conhece alguém que conseguiu obter o NIF com um endereço de residência em outro país da União Europeia?
        No momento estou morando na Alemanha e tenho interesse num futuro de ir para Portugal por um tempo.

        Obrigado novamente.

        Curtir

        • Klaus, existe um processo feito com residência europeia, sim. Eu não sei muito bem como é, mas sei que vc vai no Gabinete do Munícipe aqui no Porto mesmo e solicita o Certificado de Registro de Residência na União Europeia. Precisa comprovar um meio subsistência, como um extrato bancário no seu nome. A taxa é +- 15 euros. Eu não sei te informar se há um jeito mais fácil do que este, tipo apresentar direto teu comprovante de residência alemão para as Finanças… seria bom 🙂

          Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s