Usar o cartão do bolsista Ciência sem Fronteiras em Portugal – onde é aceito?

O cartão do programa Ciência sem Fronteiras é da bandeira Mastercard e funciona com recargas, no mesmo esquema dos travel money, ou seja, pré-pago (você tem que carregar antes de usar, a cobrança é feita no ato da compra). O sistema do Banco do Brasil de acompanhamento do cartão, fatura eletrônica e transferências on-line é bem organizado e claro, o link é este.

Usando o cartão direto no estabelecimento em que você fez a compra/consumo, não se paga nenhum tipo de taxa, mas também não é tão fácil o aceitarem por aqui. Inúmeras vezes ouvimos dos comerciantes: desculpe, somente cartão português… Mas de maneira geral, lojas e supermercados aceitam sem problemas, a encrenca maior é em restaurante.

Para essas ocasiões, é preciso ter o dinheiro na mão, sacando com o cartão em qualquer terminal por aqui, os famosos multibanco. Segundo o informativo do BB, o limite diário para retirada de dinheiro é de 500 dólares por dia (sim, tudo é em dólar neste cartão). Não testei ainda, mas em cada saque só é permitido tirar (ou, em português, “levantar”) 200 euros – estou em busca de algum multibanco que permita mais 😛 isso porque cada retirada, independente do valor, paga uma taxa de 2 dólares ao BB, o que está saindo cerca de 1,80 euro em setembro de 2015. **

A saída mais viável parece ser abrir uma conta em seu país de destino – aqui em Portugal as contas universitárias em geral não cobram taxa para nada, nem de manutenção, então vale a pena – e transferir uma boa quantia do BB para esta conta de uma só vez. Ainda não testei esse método, mas pretendo em breve. Isso porque a taxa de transferência é de 5 dólares, mas a quantia permitida – 2 mil dólares – é muito superior aos 200 da retirada, acaba valendo a pena.

De um modo geral, o cartão funciona super bem. E pode ser recarregado por terceiros, se alguém quiser enviar dinheiro ao bolsista, sem taxas extra 🙂

 

** ATUALIZAÇÃO FEV/16: a partir deste mês, é cobrado também 1% em cima do valor sacado. Veja as informações aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Usar o cartão do bolsista Ciência sem Fronteiras em Portugal – onde é aceito?

  1. Pingback: Transferir dinheiro do cartão bolsista Ciência sem Fronteiras | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s