Eleições em Portugal – semelhanças e diferenças com o Brasil

Este domingo, 4 de outubro, ocorrem as eleições legislativas em Portugal, ou seja, o povo vai escolher o novo Primeiro Ministro do país. No dia da votação, vai ser legal sair às ruas e ver a movimentação, mas desde que chegamos, exatamente um mês antes do pleito, já notamos as semelhanças e diferenças com as eleições presidenciais brasileiras.

A primeira coisa que notamos foi não ter sido bombardeados com horário político. Aqui existe o “tempo de antena” em TV e rádio, mas bem mais discreto em termos de tempo e repetições diárias. O tom das propagandas é bem parecido com os brasileiros. Aqui deixo uma amostra aleatória, que me lembrou o horário político:

Já os debates promovidos pelos canais televisivos são iguaizinhos aos brasileiros. Ataque de todos os lados, apresentadores mandando todo mundo se portar bem… uma festa.

Outra coisa parecida: comícios pelas ruas e panfletagem. Há bastante e alguns comícios causaram um verdadeiro caos no trânsito da cidade, interrompendo ruas.  Não se vê, no entanto, muitas propagandas pelas ruas, postes, placas, etc. Existe, mas não muito e não causam sujeira (veremos no dia da votação…).

Boca de urna e intenção de voto também tem! Aqui muitas vezes são referidos como os “inquéritos”. Hoje mesmo, 29 de setembro, os noticiários mostram que o atual Primeiro Ministro abriu a maior vantagem perante seu concorrente até agora, como pode ser lido nesta matéria do Público.

Por enquanto são essas as percepções iniciais, mas domingo será um dia bem interessante para acompanhar por aqui. Em tempo: o voto em Portugal não é obrigatório desde 1933 e podem ir às urnas os maiores de 18 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s