Comprovativo de morada da junta da freguesia

Se você não tem nenhuma conta (água, eletricidade, gás, tv/internet) em seu nome e precisa de um comprovativo de morada – o nosso comprovante de residência -, pode consegui-lo na junta da freguesia onde mora. A junta é como aquelas prefeituras de bairro, que cuidam dos moradores da região nos mais variados assuntos, como atividades de lazer, donativos, eleições e até arranjos fúnebres.

Para quem tem NIF [aqui eu falo sobre ele] e nele já consta o endereço onde vive, é só ir até lá com a folhinha do NIF, passaporte e 5,20 euros em dinheiro. Sai na hora o documento. Isso tudo foi na junta de Paranhos, talvez em outras funcione de forma diferente.

Engraçado que na primeira vez que fomos na junta, não foi nos dada esta opção de apresentar o NIF e fazer o comprovante. Mesmo com o NIF, a senhora nos deu um requerimento e disse que precisaríamos pedir que dois comerciantes do nosso bairro carimbassem a folha atestando que realmente vivemos onde dizemos. Fizemos tudo isso e quando voltamos, ela (a mesma senhora!!) nos disse que nem precisava, que bastava o NIF.

Fiquei confusa… não sei em quais casos seria, então, preciso o carimbo como comprovante. Para quem não tem NIF, não é possível pedir o comprovante (disse a senhora…).

Após a primeira vez, quando você for outras vezes pedir o comprovativo, diga ao atendente que já fez outras vezes que ele puxa no sistema e tudo sai bem mais rápido! Mas não deixe de levar a documentação que levou da primeira vez.

19 comentários sobre “Comprovativo de morada da junta da freguesia

  1. Pingback: Como alugar apartamento em Portugal | Portugal sem fronteiras

  2. Pingback: Reagrupamento familiar no SEF – Portugal – Portugal sem fronteiras

    • Depende para quem vcs precisam comprovar a residência. Se a sua pergunta é como comprovar para a imigração portuguesa no momento da chegada ao país, vc precisa de uma carta convite (busca aqui no site que eu já escrevi sobre isso). Se vc quer comprovar perante qualquer outro órgão em Portugal, aí vc deve ir na junta, pedir o formulário de comprovativo de morada e pedir para duas pessoas ou dois comerciantes assinarem. Informe-se direitinho na junta sobre as exigências neste caso das assinaturas.

      Curtir

  3. Pingback: Equivalência do diploma de ensino médio Brasil-Portugal | Portugal sem fronteiras

  4. Pingback: Renovar residência – alta qualificação/pesquisa (doutorado) – em Portugal | Portugal sem fronteiras

  5. ola, bom sou casada em portugal e ainda nao tenho meu visto de residencia porque precisei vir ao brasil e tenho dois filhos menores que preciso levar comigo pra portugal como eu e meu esposo que estar em portugal devemos fazer pra entrar com eles sem problemas em portugal? obrigado

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi. Se vcs pretendem vir morar, precisam de uma maneira de comprovar isto quando chegar a Portugal. Os filhos podem vir sem visto, pois pedem reagrupamento já aqui, mas será preciso comprovar pq os adultos viverão em Portugal (trabalho, etc.)

      Curtir

      • Ok muito obrigado por sua atençao… So mais uma pergunta eu ja estou cadastrada no sef com endereco tudo certinho meu marido assinou la termo de responsabilidades por mim, mesmo assim preciso ir como turista e com passagem ida e volta ou nao?

        Curtir

  6. Seu marido vive em Portugal legalmente? Ou é português? Em ambos os casos, vc já agendou no SEF seu reagrupamento familiar? Quem sabe vc tendo sua certidão de casamento e o comprovativo do SEF de que tem um agendamento para fazer seu reagrupamento baste para comprovar sua intenção no momento de chegada. Se vier como turista, tem que ter as passagens de todos de volta, mas tendo toda esta documentação que mostre a intenção pode bastar (foi o meu caso, vim como turista e falei sobre a intenção de fazer o reagrupamento).

    Curtir

  7. ola, fui na junta de freguesia aqui da minha cidade mas falaram que como turista eu nao posso ter isso e quando fui ao centro de saude com o pb4, disseram que eu preciso do comprovante. como que posso proceder então, sabe me dizer?
    obrigada

    Curtir

        • mas será que vc precisa cadastrá-lo em um centro de saúde? não pode ir direto a um hospital com ele?

          de qualquer forma, se quiser um comprovante de residência, existe um procedimento na junta da freguesia em que eles te dão um formulário e vc leva para 2 comerciantes da área onde vive carimbarem, atestando que vc mora lá, depois vc retorna com o papel para a junta emitir o comprovante oficial. é chato de fazer, mas fornece o seu documento!!

          Curtir

  8. Marina, tudo bem? Voce sabe se reservas de apartamentos/casas no airbnb são aceitos nas juntas das freguesias para dar entrada no atestado de moradia? Ou se essas duas assinaturas sao suficientes? Como conseguimos isso? Pedimos pro padeiro, comerciante, etc.? E comum as pessoas toparem fazer isso? Abs

    Curtir

    • Sylvia, não tenho certeza se as juntas aceitam, mas sei de leitores que me disseram ter levado o contrato do airbnb à loja das finanças e conseguiram fazer o NIF. Uma vez com o endereço do airbnb no seu NIF, vc emite o atestado da junta sem problemas.
      Se não conseguir fazer o NIF, aí sim, reúna os carimbos dos comerciantes da região. Eu fiz isso, por mais constrangedor que seja, dá certo! abs.

      Curtir

      • Sylvia, eu consegui tirar o NIF quando estava na nossa casa temporada (airbnb) em Lisboa (Penha da França). Depois Freguesia para cadastrar o endereço (mesmo da airbnb), e depois isso tirei o certidão/cartao de cidadão na câmara municipal (Lisboa tambem).
        Agora só precisamos esperar para minha esposa, até outubro para ela fazer essas coisas. o NIF ela já tem, mas um visto não…ou seja, ela nao pode trabalhar e fazer nada.

        Curtir

Deixe um comentário

