Fazer número de utente no centro de saúde em Portugal

Se você veio viver em Portugal e trouxe o PB4, precisa “validá-lo” no centro de saúde da sua freguesia (bairro). Para isso, vai precisar também do NIF, seu passaporte e um comprovante de morada (residência). Se não souber a qual centro deve se dirigir, pergunte a vizinhos ou até buscando com cuidado no google você descobre, de acordo com o seu endereço.

Vá ao centro de saúde com os documentos mencionados e peça para cadastrar seu número de utente. O atendente vai fotocopiar seus documentos e te entregar o seu número, que é uma folha de papel, assim como o NIF (péssimo para carregar por aí!!).

Não há nenhum custo, mas esse processo vai te ajudar se precisar de atendimento ou consulta. Segundo nos informaram no centro de Paranhos (Arca d’água), com o número de utente, você paga 5 euros pelo atendimento base (se precisar de mais serviços, vai pagando conforme, mas são sempre taxas pequenas). Se não tiver o número de utente, recebe sim o atendimento, mas custará 35.

A validade do seu número depende da validade do PB4, que acredito ser no máximo 1 ano. Por isso, esgotado esse período, você vai precisar que alguém no Brasil faça um novo PB4 e te envie. No post sobre PB4 que linkei no primeiro parágrafo falo melhor sobre o processo.

PS: Guarde o PB4 original mesmo após fazer o seu número de utente, pois ele nos foi pedido para recebermos o cartão de residente!

Anúncios

4 comentários sobre “Fazer número de utente no centro de saúde em Portugal

  1. Pingback: Renovar o PB4 – só no Brasil | Portugal sem fronteiras

  2. Acabei de sair do bendito Centro de Saúde portando os documentos que citaram aqui. Me disseram que só faz com Autorização de Residência ou numero de Segurança Social. Estou me decepcionando a cada dia com esse país, tudo muito burocrático, nada fácil de lidar, povo sem educação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s