Antecedentes criminais no consulado brasileiro no Porto

O pedido de antecedentes criminais (o SEF pede para uma série de vistos e autorizações de residência) pode ser feito nos consulados brasileiros em Portugal. É possível também trazer o documento prontinho do Brasil: basta pedir na Polícia Federal e legalizar no consulado português, como eu explico aqui.

O problema é que o certificado só vale por 3 meses a partir da data de expedição (atenção, não de legalização) e, se o agendamento no SEF demorar, é preciso pedir outro. Foi isso que me aconteceu e hoje fui ao consulado pedir o documento. Basta levar o passaporte e algum outro documento – certidão de nascimento, RG ou CNH foram as opções que a senhora me deu. Não é preciso agendar nem nada.

Quem puder, recomendo levar já pronta uma cópia simples do passaporte e do outro documento que escolheu. Até dá para fazer lá na hora, mas tem que subir dois andares, e acaba atrasando o atendimento… custa 15 centavos cada. A tramitação no consulado custa 5 euros, a serem pagos em dinheiro, na hora do atendimento. Após cinco dias corridos, volta-se para apanhar o certificado pronto (nos é entregue um protocolo para retirada).

A triste realidade é que, após meses resolvendo burocracias aqui em Portugal, exigindo litros de paciência de cada funcionário público português que me atendeu para me explicar as coisas, chego no consulado do meu país e, para um serviço tão simples, sou tratada com uma má vontade incrível! Fiquei tão chateada e devo ter feito uma cara tão feia que, depois de um início de atendimento incrivelmente grosseiro, o senhor começou a fazer gracinhas, visivelmente constrangido. Depois, no segundo balcão de atendimento, a mesma coisa. Tristeza!!

4 comentários sobre “Antecedentes criminais no consulado brasileiro no Porto

  1. Pingback: O melhor croissant do Porto – Boêmia Café | Portugal sem fronteiras

  2. Pingback: Reagrupamento familiar no SEF – Portugal – Portugal sem fronteiras

  3. Pingback: Fazer procuração no Consulado Brasileiro do Porto | Portugal sem fronteiras

  4. Pingback: Consulado-Geral do Brasil no Porto: novo horário para entrega de documentos | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário

