Como antecipar marcação e agendamento no SEF

Primeira pergunta que sempre me surge: posso chegar no SEF sem agendamento? A resposta é: não. É difícil até mesmo tirar uma dúvida, já que lá há somente as pessoas que atendem nos balcões, ninguém mais disponível – o negócio é esperar a brecha entre um atendimento e outro e perguntar muito jeitosamente.

E nem sempre é fácil conseguir uma data que atenda às suas necessidades no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português. No site, há um sistema de marcação super simples, em que você escolhe local, dia e horário do atendimento e recebe por e-mail o comprovativo do agendamento, que é muito útil caso a data conseguida tenha sido após seu visto vencer ou algo do tipo, que te deixaria em uma situação irregular. Ande sempre com o papel junto ao passaporte, que não terá problema dentro de Portugal (o agendamento do SEF não vale nada em outros países, não arrisque).

Mas, se por algum motivo, você precisar antecipar a marcação, há algumas situações que podem ser buscadas. A primeira coisa é ligar para o SEF para agendar em vez de usar o sistema on-line. Os atendentes que até então me ajudaram foram mega simpáticos e eficientes, acharam datas mais cedo do que as disponíveis no sistema do site. Lembre-se de pedir para que enviem o comprovante de agendamento por e-mail. As marcações via telefone podem ser feitas de segunda a sexta, das 09:00 às 17:30:

  • 808 202 653 (rede fixa)
  • 808 962 690 (rede móvel).

A segunda saída para antecipar o agendamento é enviar um e-mail para o SEF da sua região, que no caso do Porto é dir.norte@sef.pt. Busque enviar o pedido com documentos ou qualquer coisa que justifique a necessidade.

A terceira tentativa a se fazer é ir até o posto de atendimento da região sem horário agendado e, humildemente, tentar conversar com alguma atendente em um momento mais calmo. Tem gente que consegue, mas realmente depende muito da boa vontade de quem lá está atendendo. Às vezes tem que ir mais de uma vez, em diferentes horários, até uma boa alma se comover e ajudar. Não peça para ir no lugar de algum conhecido que tenha agendamento, pois eles tem os registros com os nomes da pessoa a ser atendida e somente ela pode ir.

Logotipo do SEF,  25 de Fevereiro de 2008.   INACIO ROSA/LUSA

Logotipo do SEF, 25 de Fevereiro de 2008. INACIO ROSA/LUSA

Anúncios

40 comentários sobre “Como antecipar marcação e agendamento no SEF

  1. Pingback: Reagrupamento familiar no SEF – Portugal – Portugal sem fronteiras

  2. Pingback: Renovar residência no SEF -antecedência é a chave | Portugal sem fronteiras

  3. Pingback: Inscrição na segurança social regularizada – SEF | Portugal sem fronteiras

  4. há 4 dias estou tentando agendamento nos números supracitados, que são os mesmos que estão no site e até o momento não consegui, moro em Lisboa, já fui pessoalmente e me informaram que tenho que agendar por telefone, o que fazer?
    O e-mail para solicitar o agendamento em Lisboa alguém sabe?

    Agradeço imensamente

    Curtir

  5. Boa tarde,

    Já consegui fazer o agendamento da renovação mas ficou para Julho.
    Infelizmente o meu titulo já está expirado e encontro-me numa situação de desemprego. Ora tenho urgência em obter a renovação.

    Sugeriram o pedido de antecipação do agendamento mas tenho duvidas em qual o motivo a apresentar. Será que esta situação de desemprego é suficiente? E será que eles dão feedback ao pedido?

    Muito obrigado pela atenção

    Curtir

  6. sinceramente,a minha situação diferente, senão inusitada, vim a Portugal com visto tipo D,sou aposentado no Brasil , e vim aqui pra gastar o meu dinheiro, não preciso de trabalhar aqui,vim injetar dinheiro nessa economia, em SP deram-me 120 dias , e depois deveria pedir prorrogação.,quando esse visto deveria ser pra um ano.Não vou ficar a mercê dessa burocracia estupida, rsrssssss,aguardando a má vontade no atendimento desse SEF

    Curtir

    • oi Carlos. Essa burocracia é mesmo um saco… nossa situação é parecida, pois viemos fazer doutorado com bolsa do governo brasileiro, sem trabalhar aqui, ou seja, só injetando dinheiro, mas mesmo assim o caso é sempre o mesmo: 120 dias de visto, seguidos de prorrogação de 1 ano, seguida de prorrogação a cada dois anos… Foi um banho de SEF no começo, mas hoje estamos livres 🙂 abs!!

      Curtir

      • Olá Marina!
        Chegarei em Setembro em Portugal para o fazer o doutorado. Quando voce mencionou que fez a tal ‘prorrogação” era do visto ou voce já tinha recebido a autorização de residência?
        Obrigada

        Curtir

  7. Olá, seu blog é muito bom e esclarecedor, mas eu gostaria muito que me tirasse uma dúvida.
    Eu irei com visto de estudante e meu pai como residente, o que eu gostaria de saber é: a média do tempo para a entrega da Certidão de Residência após feito o processo no SEF, isso no caso de Porto.

    Curtir

  8. Bom dia!
    Ja a mandei 6 email a pedir antecipação, ja liguei pra pedir antecipação e ja fui 2 vezes ao SEF…
    o que fazer mesmo pra conseguir pedir antecipação, estou desesperada com documentos dos meus filhos vencidos .Por causa de um documento q nem se quer dizem na linha apoio ao atendimento ser preciso , nao levei pois recordo q nunca precisei ,não consegui renovar meu cartão de residência.
    Por favor alguém pode me ajudar.
    Fiquei 5 meses a espera p renovar e não consegui agr só me marcaram p final de Setembro . Obrg

    Curtir

  9. No passado dia 4/5 fui atendida no SEF (após mais de 5 meses de espera) para revalidação do meu titulo de residência, no entanto, não consegui concluir o processo, pois foi-me pedido cópia do documento de identificação da minha patroa (documento esse que não consta no vosso site, nem no esclarecimento de atendimento, como sendo necessário, sendo ainda que como saberão é proibido por lei fornecer cópias dos documentos de identificação) e me comunicaram que a minha patroa não me teria inscrito no ACT (situação que também desconhecia, uma vez que essa inscrição não é feita por mim).

    Quando confrontei a minha patroa com a situação, tive muita resistência e só após visita ao ACT consegui ser inscrita e tratar da situação.

    Desta forma, neste momento e por força de 2 situações que não poderia ter resolvido antecipadamente (uma vez que não tinha conhecimento), encontro-me com diversos problemas por ainda não ter renovado o cartão de residência, entre eles, as matriculas dos 2 meus filhos que estão com os documentos vencidos).

    Toda a documentação que é solicitada no vosso site eu tinha comigo e não falhei em nada, pelo que peço encarecidamente que me seja indicado um dia (se possível ainda este mês) com maior urgência, para que possa tratar de tudo com maior rapidez, para não me causar diversos problemas.

    Aguardo os vossos melhores comentários na expectativa da vossa compreensão.

    Fico a disposição para qualquer esclarecimento adicional

    Curtir

  10. Parabéns pelo site Marina!
    Foi o único em que encontrei informações sobre este tema com algum caminho para esta empreitada.
    Ja recebi o Visto D7 e ainda estou no Brasil. Pergunto se alguém sabe se é possível o agendamento por ligação internacional? Pois somente da sinal de ocupado.
    Sigo na tentativa e enviei o email sugerido para Lisboa. darei retorno caso tenha sucesso.
    Muito Obrigado!!!

    Curtir

    • oi, Adriano. Acredito não ser possível ligar de fora do país. Eles pedem q vc deixe pra ligar 45 dias antes de vencer o seu visto, então fique tranquilo quanto a isto, mas é bom estar ligado pq em Lisboa dizem que a demora pra agendar é realmente grande! abs.

      Curtir

    • Estou tentando fazer exatamente a mesma coisa. Estou ligando do Skype, coloco o código +351 e o número (é assim mesmo que faz?) e não consigo! Estou chegando com visto de estudante e pretendo tirar a residencia. Você, por fim, conseguiu?
      Agradeço o retorno da resposta.

      Curtir

  11. OI MARINA EU GOSTARIA DE SABER O QUE FACA PRIMEIRO NAO TENHO VISTO NEM RESIDENCIA AQUI ESTOU A POUCO EM PORTUGALJA ME ESCREVI NO SEF ESTOU AGUARDANDO QUE ME CHAME EU TENHO SERVIÇO FIXOFAÇO MINHAS CONTRIBUIÇAO MAIS NAO SEI O QUE PEDIR SE VISTO OU RESIDENCIA ,ME AJUDA COM ESTA DUVIDA OBRIGADA VERA

    Curtir

    • Vera, visto só se consegue quando se está no seu país de origem, ou seja, vc conseguiria no Brasil, através do Consulado ou Embaixada. Agora que está em Portugal terá que pedir uma autorização de residência. abs.

      Curtir

  12. Boa Tarde Mariana, venho que aconselha muito bem as pessoas que procuram por informação e ajuda, abaixo exponho a situação em que me encontro.

    Devido a situação financeira que Portugal atravessava fui forçado a procurar emprego noutras paragens acabei por volta para o meu pais de origem, neste momento estou a trabalhar na minha área de forma coisa que em Portugal não acontecia. Por fiz a marcação pelo site, sendo que o marcação que tenho e para Dezembro e a minha autorização de residência caduca em Novembro, tenho uma viagem agendada para Setembro gostaria de saber da tua parte a quem me devo dirigir e se tem algum modelo de email/carta que possa usar para fazer a minha exposição para pedir o agendamento para Setembro.

    Obrigado

    Curtir

    • oi Varilson. Não sei se entendi direito. Se a residência só caduca em novembro e a viagem é em setembro, tá tudo ok. Vc não estará de volta a tempo? Me explica pra eu tentar ajudar, abs!!

      Curtir

      • Desculpe Mariana,
        A situação e a seguinte eu tenho viagem marcada para o mês de Setembro sendo que a minha residência caduca em Novembro a data que me foi disponibilizada e Dezembro para e renovação da mesma, sendo que nesta data eu já me encontro em Angola. O que eu gostaria de saber é se tem exemplo de um email que posso usar para enviar para o SEF e a quem eu posso me dirigir no email que vou enviar .

        Curtir

  13. Oi Mariana, existe a possibilidade de agendar o reagrupamento familiar estando no Brasil? Quanto tempo demora em média do agendamento até o atendimento? Gostaria de viajar mais próximo da data de atendimento. Desde já agradeço!!!!

    Curtir

    • oi, Renan. O reagrupamento só pode ser pedido uma vez em Portugal. Do agendamento ao atendimento, dependendo da cidade (nas pequenas é rápido, nas maiores nem tanto), acredito que uns 3-4 meses no máximo… no meu caso, agendei em outubro e fui atendida em dezembro. abs.

      Curtir

  14. Olá Mariana! Primeiramente parabéns pelo blog. É de grande ajuda com certeza. Tenho duas dúvidas:

    -Posso fazer agendamento ao SEF para um distrito menor com intenção de agilizar o processo de atendimento? Cheguei essa semana em Portugal com Visto D2 e preciso fazer pedido de cartão de residência e reagrupamento familiar para minha esposa. Estou temporariamente em Lisboa, meu domicílio fiscal fica em Setúbal e não me importaria de me locomover para um Posto SEF em outra ponta do país se for um possibilidade de ser atendido mais rápido.

    – Nosso PB4 está vencendo no final de Setembro (daqui à menos de 2 meses). Esse atraso foi devido à responsabilidade de uma assessoria que nos deu muitos problemas no Brasil e sucumbiu com esse aperto no vencimento agora. Minha dúvida seria sobre problemas quanto à isso. Se nosso atendimento ao SEF for depois de Setembro, nosso PB4 dará problema pra nós?

    Agradeço a ajuda que você puder me dar.

    Curtir

    • Bom dia, Alexandro. O posto de atendimento do SEF que vc deve ir é onde está morando, ou seja, de onde pode fornecer um comprovante de residência. Não da pra fugir disso… mas o que vc falou sobre municípios menores agilizarem o processo, é super verdade. Se pra vcs não faz diferença onde viver e precisarem de rapidez, vale considerar uma mudança. Depois, podem mudar para onde quiserem, só terão que avisar ao SEF e refazer a residência (paga-se para emitir o cartão, mas é jogo rápido).
      Quanto ao PB4, não sei se o vencimento será um problema, mas eu pessoalmente não arriscaria. Vcs não tem um representante no Brasil com procuração que possa fazê-lo? Ou um parente direto? (no posto de Fpolis a senhora me disse que pai/mãe poderiam refazer pra mim sem procuração, pq verão no RG o parentesco). abs!!

      Curtir

  15. Ola marina quero agradecer pelo seu esforço de esclarecer as pessoas nestas situações
    Mas eu gostaria de uma ajuda eu estou trabalhar a mais de um ano aque em Portugal e pagar as contribuições prante o estado português tudo o que a lei manda
    E ja nompassado dia 9 de Fevereiro deste mesmo ano fis a manifestação de enterese no portal de SEF sapa para o artigo 88 n2 que
    Mais minha irma passando 7 meses ate agora nao ligarem para sobre para nada sobre marcação e seu ligat la a resposta é esperar ate guando nen eles sabem me deger
    Eu gostaria de saber se outra forma de consiguer uma marcação mais rápido para me porq e muito deficil e trabalho aque em Portugal não tem muita garantia principalmente quando estas numa situação ilegal
    Obrigado

    Curtir

    • Olá. Olha, vc já fez o correto que foi manifestar seu interesse, agora é mesmo aguardar. O Porto está especialmente demorado, se for o seu caso. Lisboa também, mas nem tanto. Se a sua pressa for muito grande e puderes mudar de zona de residência para uma onde tem outro SEF (menor, mais rápido), essa seria a saída pra vc. Se não der, aí infelizmente é aguardar mesmo, ou tente enviar um email para o SEF da sua região, se ainda não o fez. Aqui no do Porto sempre enviei quando precisei e fui respondida. abs.

      Curtir

  16. Nossa!!!!! Fui marcar hoje na SEF e eles só têm hora pra 27 de fevereiro!!! É assim mesmo (apesar de o meu visto expirar em 29 de novembro)??? Engraçado que a moça ao telefone primeiro achou que fosse Lisboa e marcou para começo de novembro. Quando disse que era Porto ela jogou pra fevereiro. É tanta diferença assim??? E você saberia dizer exemplos de motivos que justificariam (e eles aceitariam) um pedido de antecipação de agendamento – já que vou ficar 3 meses impedida de sair do país, inclusive nas festas de fim de ano? Obrigada 😉

    Curtir

    • oi, Ana. Incrível essa demora mesmo 😦
      Não sabia que no Porto estava pior do que em Lisboa, e essa demora não é normal não. Lembro que marquei a minha em outubro e fui atendida em dezembro, mas isso já faz mais de ano…
      Acredito que se queres pedir urgência no atendimento tens que enviar por email a eles uma justificativa plausível (tipo precisar se ausentar do país antes disso, etc.) Mas veja que mesmo se fores atendida antes, ainda vais aguardar uns 30-45 dias até que o teu cartão seja liberado… acho que para as festas de fim de ano terás que planejar algo por Portugal mesmo – serra da estrela!!!! 😉 – (ou vai direto pro Brasil, sem paragens intermediárias, levando sempre o comprovativo do SEF impresso). Abs.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s