Como antecipar marcação e agendamento no SEF

Primeira pergunta que sempre me surge: posso chegar no SEF sem agendamento? A resposta é: não. É difícil até mesmo tirar uma dúvida, já que lá há somente as pessoas que atendem nos balcões, ninguém mais disponível – o negócio é esperar a brecha entre um atendimento e outro e perguntar muito jeitosamente.

E nem sempre é fácil conseguir uma data que atenda às suas necessidades no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português. No site, há um sistema de marcação super simples, em que você escolhe local, dia e horário do atendimento e recebe por e-mail o comprovativo do agendamento, que é muito útil caso a data conseguida tenha sido após seu visto vencer ou algo do tipo, que te deixaria em uma situação irregular. Ande sempre com o papel junto ao passaporte, que não terá problema dentro de Portugal (o agendamento do SEF não vale nada em outros países, não arrisque).

Mas, se por algum motivo, você precisar antecipar a marcação, há algumas situações que podem ser buscadas. A primeira coisa é ligar para o SEF para agendar em vez de usar o sistema on-line. Os atendentes que até então me ajudaram foram mega simpáticos e eficientes, acharam datas mais cedo do que as disponíveis no sistema do site. Lembre-se de pedir para que enviem o comprovante de agendamento por e-mail. As marcações via telefone podem ser feitas de segunda a sexta, das 09:00 às 17:30:

  • 808 202 653 (rede fixa)
  • 808 962 690 (rede móvel).

A segunda saída para antecipar o agendamento é enviar um e-mail para o SEF da sua região, que no caso do Porto é dir.norte@sef.pt. Busque enviar o pedido com documentos ou qualquer coisa que justifique a necessidade.

A terceira tentativa a se fazer é ir até o posto de atendimento da região sem horário agendado e, humildemente, tentar conversar com alguma atendente em um momento mais calmo. Tem gente que consegue, mas realmente depende muito da boa vontade de quem lá está atendendo. Às vezes tem que ir mais de uma vez, em diferentes horários, até uma boa alma se comover e ajudar. Não peça para ir no lugar de algum conhecido que tenha agendamento, pois eles tem os registros com os nomes da pessoa a ser atendida e somente ela pode ir.

Logotipo do SEF,  25 de Fevereiro de 2008.   INACIO ROSA/LUSA

Logotipo do SEF, 25 de Fevereiro de 2008. INACIO ROSA/LUSA

79 comentários sobre “Como antecipar marcação e agendamento no SEF

  1. Pingback: Reagrupamento familiar no SEF – Portugal – Portugal sem fronteiras

  2. Pingback: Renovar residência no SEF -antecedência é a chave | Portugal sem fronteiras

  3. Pingback: Inscrição na segurança social regularizada – SEF | Portugal sem fronteiras

  4. há 4 dias estou tentando agendamento nos números supracitados, que são os mesmos que estão no site e até o momento não consegui, moro em Lisboa, já fui pessoalmente e me informaram que tenho que agendar por telefone, o que fazer?
    O e-mail para solicitar o agendamento em Lisboa alguém sabe?

    Agradeço imensamente

    Curtir

  5. Boa tarde,

    Já consegui fazer o agendamento da renovação mas ficou para Julho.
    Infelizmente o meu titulo já está expirado e encontro-me numa situação de desemprego. Ora tenho urgência em obter a renovação.

    Sugeriram o pedido de antecipação do agendamento mas tenho duvidas em qual o motivo a apresentar. Será que esta situação de desemprego é suficiente? E será que eles dão feedback ao pedido?

    Muito obrigado pela atenção

    Curtir

  6. sinceramente,a minha situação diferente, senão inusitada, vim a Portugal com visto tipo D,sou aposentado no Brasil , e vim aqui pra gastar o meu dinheiro, não preciso de trabalhar aqui,vim injetar dinheiro nessa economia, em SP deram-me 120 dias , e depois deveria pedir prorrogação.,quando esse visto deveria ser pra um ano.Não vou ficar a mercê dessa burocracia estupida, rsrssssss,aguardando a má vontade no atendimento desse SEF

    Curtir

    • oi Carlos. Essa burocracia é mesmo um saco… nossa situação é parecida, pois viemos fazer doutorado com bolsa do governo brasileiro, sem trabalhar aqui, ou seja, só injetando dinheiro, mas mesmo assim o caso é sempre o mesmo: 120 dias de visto, seguidos de prorrogação de 1 ano, seguida de prorrogação a cada dois anos… Foi um banho de SEF no começo, mas hoje estamos livres 🙂 abs!!

      Curtir

      • Olá Marina!
        Chegarei em Setembro em Portugal para o fazer o doutorado. Quando voce mencionou que fez a tal ‘prorrogação” era do visto ou voce já tinha recebido a autorização de residência?
        Obrigada

        Curtir

  7. Olá, seu blog é muito bom e esclarecedor, mas eu gostaria muito que me tirasse uma dúvida.
    Eu irei com visto de estudante e meu pai como residente, o que eu gostaria de saber é: a média do tempo para a entrega da Certidão de Residência após feito o processo no SEF, isso no caso de Porto.

    Curtir

  8. Bom dia!
    Ja a mandei 6 email a pedir antecipação, ja liguei pra pedir antecipação e ja fui 2 vezes ao SEF…
    o que fazer mesmo pra conseguir pedir antecipação, estou desesperada com documentos dos meus filhos vencidos .Por causa de um documento q nem se quer dizem na linha apoio ao atendimento ser preciso , nao levei pois recordo q nunca precisei ,não consegui renovar meu cartão de residência.
    Por favor alguém pode me ajudar.
    Fiquei 5 meses a espera p renovar e não consegui agr só me marcaram p final de Setembro . Obrg

    Curtir

  9. No passado dia 4/5 fui atendida no SEF (após mais de 5 meses de espera) para revalidação do meu titulo de residência, no entanto, não consegui concluir o processo, pois foi-me pedido cópia do documento de identificação da minha patroa (documento esse que não consta no vosso site, nem no esclarecimento de atendimento, como sendo necessário, sendo ainda que como saberão é proibido por lei fornecer cópias dos documentos de identificação) e me comunicaram que a minha patroa não me teria inscrito no ACT (situação que também desconhecia, uma vez que essa inscrição não é feita por mim).

    Quando confrontei a minha patroa com a situação, tive muita resistência e só após visita ao ACT consegui ser inscrita e tratar da situação.

    Desta forma, neste momento e por força de 2 situações que não poderia ter resolvido antecipadamente (uma vez que não tinha conhecimento), encontro-me com diversos problemas por ainda não ter renovado o cartão de residência, entre eles, as matriculas dos 2 meus filhos que estão com os documentos vencidos).

    Toda a documentação que é solicitada no vosso site eu tinha comigo e não falhei em nada, pelo que peço encarecidamente que me seja indicado um dia (se possível ainda este mês) com maior urgência, para que possa tratar de tudo com maior rapidez, para não me causar diversos problemas.

    Aguardo os vossos melhores comentários na expectativa da vossa compreensão.

    Fico a disposição para qualquer esclarecimento adicional

    Curtir

  10. Parabéns pelo site Marina!
    Foi o único em que encontrei informações sobre este tema com algum caminho para esta empreitada.
    Ja recebi o Visto D7 e ainda estou no Brasil. Pergunto se alguém sabe se é possível o agendamento por ligação internacional? Pois somente da sinal de ocupado.
    Sigo na tentativa e enviei o email sugerido para Lisboa. darei retorno caso tenha sucesso.
    Muito Obrigado!!!

    Curtir

    • oi, Adriano. Acredito não ser possível ligar de fora do país. Eles pedem q vc deixe pra ligar 45 dias antes de vencer o seu visto, então fique tranquilo quanto a isto, mas é bom estar ligado pq em Lisboa dizem que a demora pra agendar é realmente grande! abs.

      Curtir

    • Estou tentando fazer exatamente a mesma coisa. Estou ligando do Skype, coloco o código +351 e o número (é assim mesmo que faz?) e não consigo! Estou chegando com visto de estudante e pretendo tirar a residencia. Você, por fim, conseguiu?
      Agradeço o retorno da resposta.

      Curtir

  11. OI MARINA EU GOSTARIA DE SABER O QUE FACA PRIMEIRO NAO TENHO VISTO NEM RESIDENCIA AQUI ESTOU A POUCO EM PORTUGALJA ME ESCREVI NO SEF ESTOU AGUARDANDO QUE ME CHAME EU TENHO SERVIÇO FIXOFAÇO MINHAS CONTRIBUIÇAO MAIS NAO SEI O QUE PEDIR SE VISTO OU RESIDENCIA ,ME AJUDA COM ESTA DUVIDA OBRIGADA VERA

    Curtir

    • Vera, visto só se consegue quando se está no seu país de origem, ou seja, vc conseguiria no Brasil, através do Consulado ou Embaixada. Agora que está em Portugal terá que pedir uma autorização de residência. abs.

      Curtir

  12. Boa Tarde Mariana, venho que aconselha muito bem as pessoas que procuram por informação e ajuda, abaixo exponho a situação em que me encontro.

    Devido a situação financeira que Portugal atravessava fui forçado a procurar emprego noutras paragens acabei por volta para o meu pais de origem, neste momento estou a trabalhar na minha área de forma coisa que em Portugal não acontecia. Por fiz a marcação pelo site, sendo que o marcação que tenho e para Dezembro e a minha autorização de residência caduca em Novembro, tenho uma viagem agendada para Setembro gostaria de saber da tua parte a quem me devo dirigir e se tem algum modelo de email/carta que possa usar para fazer a minha exposição para pedir o agendamento para Setembro.

    Obrigado

    Curtir

    • oi Varilson. Não sei se entendi direito. Se a residência só caduca em novembro e a viagem é em setembro, tá tudo ok. Vc não estará de volta a tempo? Me explica pra eu tentar ajudar, abs!!

      Curtir

      • Desculpe Mariana,
        A situação e a seguinte eu tenho viagem marcada para o mês de Setembro sendo que a minha residência caduca em Novembro a data que me foi disponibilizada e Dezembro para e renovação da mesma, sendo que nesta data eu já me encontro em Angola. O que eu gostaria de saber é se tem exemplo de um email que posso usar para enviar para o SEF e a quem eu posso me dirigir no email que vou enviar .

        Curtir

  13. Oi Mariana, existe a possibilidade de agendar o reagrupamento familiar estando no Brasil? Quanto tempo demora em média do agendamento até o atendimento? Gostaria de viajar mais próximo da data de atendimento. Desde já agradeço!!!!

    Curtir

    • oi, Renan. O reagrupamento só pode ser pedido uma vez em Portugal. Do agendamento ao atendimento, dependendo da cidade (nas pequenas é rápido, nas maiores nem tanto), acredito que uns 3-4 meses no máximo… no meu caso, agendei em outubro e fui atendida em dezembro. abs.

      Curtir

  14. Olá Mariana! Primeiramente parabéns pelo blog. É de grande ajuda com certeza. Tenho duas dúvidas:

    -Posso fazer agendamento ao SEF para um distrito menor com intenção de agilizar o processo de atendimento? Cheguei essa semana em Portugal com Visto D2 e preciso fazer pedido de cartão de residência e reagrupamento familiar para minha esposa. Estou temporariamente em Lisboa, meu domicílio fiscal fica em Setúbal e não me importaria de me locomover para um Posto SEF em outra ponta do país se for um possibilidade de ser atendido mais rápido.

    – Nosso PB4 está vencendo no final de Setembro (daqui à menos de 2 meses). Esse atraso foi devido à responsabilidade de uma assessoria que nos deu muitos problemas no Brasil e sucumbiu com esse aperto no vencimento agora. Minha dúvida seria sobre problemas quanto à isso. Se nosso atendimento ao SEF for depois de Setembro, nosso PB4 dará problema pra nós?

    Agradeço a ajuda que você puder me dar.

    Curtir

    • Bom dia, Alexandro. O posto de atendimento do SEF que vc deve ir é onde está morando, ou seja, de onde pode fornecer um comprovante de residência. Não da pra fugir disso… mas o que vc falou sobre municípios menores agilizarem o processo, é super verdade. Se pra vcs não faz diferença onde viver e precisarem de rapidez, vale considerar uma mudança. Depois, podem mudar para onde quiserem, só terão que avisar ao SEF e refazer a residência (paga-se para emitir o cartão, mas é jogo rápido).
      Quanto ao PB4, não sei se o vencimento será um problema, mas eu pessoalmente não arriscaria. Vcs não tem um representante no Brasil com procuração que possa fazê-lo? Ou um parente direto? (no posto de Fpolis a senhora me disse que pai/mãe poderiam refazer pra mim sem procuração, pq verão no RG o parentesco). abs!!

      Curtir

  15. Ola marina quero agradecer pelo seu esforço de esclarecer as pessoas nestas situações
    Mas eu gostaria de uma ajuda eu estou trabalhar a mais de um ano aque em Portugal e pagar as contribuições prante o estado português tudo o que a lei manda
    E ja nompassado dia 9 de Fevereiro deste mesmo ano fis a manifestação de enterese no portal de SEF sapa para o artigo 88 n2 que
    Mais minha irma passando 7 meses ate agora nao ligarem para sobre para nada sobre marcação e seu ligat la a resposta é esperar ate guando nen eles sabem me deger
    Eu gostaria de saber se outra forma de consiguer uma marcação mais rápido para me porq e muito deficil e trabalho aque em Portugal não tem muita garantia principalmente quando estas numa situação ilegal
    Obrigado

    Curtir

    • Olá. Olha, vc já fez o correto que foi manifestar seu interesse, agora é mesmo aguardar. O Porto está especialmente demorado, se for o seu caso. Lisboa também, mas nem tanto. Se a sua pressa for muito grande e puderes mudar de zona de residência para uma onde tem outro SEF (menor, mais rápido), essa seria a saída pra vc. Se não der, aí infelizmente é aguardar mesmo, ou tente enviar um email para o SEF da sua região, se ainda não o fez. Aqui no do Porto sempre enviei quando precisei e fui respondida. abs.

      Curtir

  16. Nossa!!!!! Fui marcar hoje na SEF e eles só têm hora pra 27 de fevereiro!!! É assim mesmo (apesar de o meu visto expirar em 29 de novembro)??? Engraçado que a moça ao telefone primeiro achou que fosse Lisboa e marcou para começo de novembro. Quando disse que era Porto ela jogou pra fevereiro. É tanta diferença assim??? E você saberia dizer exemplos de motivos que justificariam (e eles aceitariam) um pedido de antecipação de agendamento – já que vou ficar 3 meses impedida de sair do país, inclusive nas festas de fim de ano? Obrigada 😉

    Curtir

    • oi, Ana. Incrível essa demora mesmo 😦
      Não sabia que no Porto estava pior do que em Lisboa, e essa demora não é normal não. Lembro que marquei a minha em outubro e fui atendida em dezembro, mas isso já faz mais de ano…
      Acredito que se queres pedir urgência no atendimento tens que enviar por email a eles uma justificativa plausível (tipo precisar se ausentar do país antes disso, etc.) Mas veja que mesmo se fores atendida antes, ainda vais aguardar uns 30-45 dias até que o teu cartão seja liberado… acho que para as festas de fim de ano terás que planejar algo por Portugal mesmo – serra da estrela!!!! 😉 – (ou vai direto pro Brasil, sem paragens intermediárias, levando sempre o comprovativo do SEF impresso). Abs.

      Curtir

    • O melhor é sempre ligar no SEF. Se vc pretende atrasar a marcação, vai ser tranquilo, mas se é para adiantar, é sempre mais difícil. a dica é ligar no SEF as 9h ou uns minutinhos antes, é o horário em que costumam atender mais rápido. nunca fiquei mais de 15 min esperando.

      Curtir

  17. Olá, estou em Porto com visto D, e agendei online meu atendimento para prorrogação de visto, porém só consegui uma vaga para o dia 28/03 e meu visto vence em 19/02. É possível conseguir antecipar o agendamento indo no SEF pessoalmente?

    Curtir

    • Olá Maria Julia. Tem bastante gente que tenta ir lá antecipar (ou até esperar abrir brecha na agenda devido aos faltantaes), mas isso não é o procedimento padrão deles… Não sei te orientar se de fato funciona, mas há muita gente que faz! Lembrando que se não tiveres que deixar Portugal neste período entre 19/02 e 28/03, não terás problema nenhum em termos de estar regular no território, pois tens o agendamento feito. abs.

      Curtir

  18. Antes de mais, origada pelo teu tempo Marina.

    Li as tuas respostas prévias e esclareci grande parte das minhas dúvidas. No entanto ainda, tenho algumas.
    Se souberes, agradecia resposta.

    Vim do Chile com visto temporário que caduca em 12/03, tenho marcação para 23/03, (nem por e-mail nem telefone consegui data mais cedo) e viagem ao meu país nos primeiros dias de Abril.
    No meu caso não é pedido de residência, mas prorrogação de permanência.
    Pelo telefone, disseram-me que a prorrogação de visto se faz na hora no balcão. Sabes se é mesmo assim?
    Senão for assim, sabes quanto tempo demora mais ou menos em ter o novo visto? Tenho medo de sair de Portugal sem visto e ter problemas quando voltar já que não existem voos diretos.

    Obrigada!

    Curtir

    • oi Carol, preciso entender melhor sua situação… vc é brasileira ou chilena? que visto tem? prorrogação que se faz na hora é a do visto de turista (aquele que se ganha no aeroporto ao chegar). as outras são todas feitas sob agendamento. não sei se sai na hora (seria apenas colar um novo visto no passaporte, é isso?), nunca fiz este processo, sempre tive que aguardar chegar a nova documentação…

      Curtir

      • Oi Marina, sou do Chile, tenho visto D de estada temporária.
        Como vai acabar, entendo que devo pedir um novo, mas no SEF falaram de prorrogação, que seria feita na hora. Aí fiquei toda perdida.
        Eu acho que deve ser mesmo um novo.
        Obrigada pela tua resposta.

        Curtir

  19. Bom dia.
    Tenho uma dúvida:
    Meu visto de turista venceu no final de janeiro e até agora não consegui um trabalho fixo. Confesso que ainda não procurei o SEF por medo, pois agora estou irregular. Quero regularizar minha situação mas fico apreensiva porque ainda não tenho contrato de trabalho.
    Se eu ligar pro SEF e pedir um agendamento pra regularizar a situação (renovar o tempo de turista), tenho o risco de ser mandada embora? Ou é melhor agora esperar ter um contrato e só aí agendar uma manifestação de interesse de permanência?

    Curtir

    • Yanara, vc já prorrogou seu visto de turismo por todo o tempo permitido? Eu não sei te orientar quanto a esta situação de irregularidade, mas se vc não tem contrato de trabalho, realmente não me parece o caso de marcar hora no SEF, pois não vai conseguir nada.

      Curtir

      • Não renovei. Foram apenas os primeiros 90 dias.
        Ja me disseram pra marcar hora no sef mesmo estando irregular e sem contrato. E outras pessoas me disseram pra não ir pois não tenho documentos pra mostrar (niss, contrato, etc) e isso poderia criar mais problemas. Aí fico sem saber o que fazer e o tempo vai passando.
        Acha melhor então só procurar o SEF pra regularizar a situação quando tiver contrato?

        Curtir

        • Yanara, realmente não sei como te orientar… já pensou em ir ao CNAI e pedir uma orientação? me parece o mais seguro a ser feito. não sei se teria validade ires ao SEF e não teres um motivo para permanecer em portugal… só se disseres que ainda não chegou o contrato, mas está em andamento. será que te dariam um prazo maior para apresentá-lo? nunca passei por isso. depois me conta como resolveu, abs!!

          Curtir

  20. Eu sou estudantes cabo verdiano, por causa de um erro no site da SEF fui induzido a fazer um agendamento em um motivo diferente nesse caso (prorrogação de residência), deveria ter escolhido (Pedido de residência) so que la nao havia essa opção entao agendei para que me pareceu mais lógico, visto que tentei uma semana a ligar a SEF pelo qual nao obtive reposta.
    Fui la agora em marco e so consegui um agendamento para 7 de Setembro, daqui a 6 meses o que eu acho um exagero.
    As ferias estao aproximando e agora me vejo impossibilitado de ir a minha terra, sabendo que tenho inspeçoes militares, que nao seria boa ideia estar a faltar.
    Tenho o comprovativo do agendamento só que nao sei se serve de alguma coisa.
    Agradeço a ajuda.

    Curtir

    • Olá. Se vc for direto de Portugal para Cabo Verde, leve o protocolo do SEF com vc e não terá problemas em seu retorno. Só não circule em outros países da Europa, pois ele tem validade restrita a Portugal! abs.

      Curtir

  21. olá boa noite .. sou de Mafra que pertece a Lisboa ..eu escoli se atendido pelo sef de Aveiro .. como estou na região de Lisboa ..tem algum poblema se eu for ao sef de aveiro morando em mafra .

    Curtir

    • Boa noite!! vc tem que ir ao SEF da sua zona de residência, não tem como mudar! Será necessário seu comprovativo de morada.
      A não ser que o próprio SEF te encaminhe para outra cidade, por causa de excesso de pedidos, o que muitas vezes acontece. Mas não faça isso sem que o SEF peça… vá ao responsável pela sua zona, ok? abs.

      Curtir

  22. Cleiton e Mariana, boa tarde.

    Possuo o mesmo questionamento do Cleiton, porém enviei um email ao SEF (gricrp.cc@sef.pt) com esta dúvida. O mesmo respondeu que sim, podemos realizar, mas ainda não fiquei convencido, o idéla seria ir ao SEF de diferente localidade para informar-se. Alguém já fez isto?

    Segue a resposta do email que recebi:
    ———————————————————————————————-
    EU:

    Bom dia,

    Obrigado pela resposta, somente mais uma dúvida. Eu poderia fazer o agendamento fora de Lisboa, por exemplo, no posto de atendimento na Loja do Cidadão em Aveiro?

    Obs.:
    Meu local de morada é em Lisboa
    ———————————————————————————————
    SEF:

    Ref.: SSA// GRICRP.CC /18

    Exmo(a). Sr(a).:

    Conforme resposta anterior, informa-se que presentemente, poderá escolher o posto de atendimento onde vai apresentar o seu pedido, independentemente da sua área de residência.

    Com os melhores cumprimentos,

    Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

    Curtir

    • oi, Felipe. Que informação interessante!!! Confesso que a única vez que perguntei a alguém do SEF sobre isso foi em 2016, quando fui agendar pela primeira vez, foi pelo telefone, e o menino me disse que eu DEVERIA fazer no Porto… loucura! se vc tentar fazer em outra área, por favor me diz se deu certo, fiquei curiosa 🙂 abs

      Curtir

    • Olá Felipe!
      Interessante essa resposta do SEF, aparentemente esse procedimento de poder escolher a localidade mudou recentemente mesmo. Enviei e-mail com a mesma dúvida ao SEF, mas não me responderam.
      Qual foi o prazo para o agendamento em Aveiro que te passaram? Teu caso é por contrato de trabalho, visto de estudo ou familiar de cidadão UE? Pergunto, pois, no meu caso é a última situação, e queria confirmar se a condição de poder escolher a localidade do agendamento vale para qualquer tipo de solicitação de A.R.

      Curtir

  23. Olá Mariana,
    A minha situação é a seguinte: Tenho contrato promessa, tenho ja feito os descontos pois ja a 8 meses e estou registrado na AT. Está tudo certo pois até ja trabalho a 8 meses com o cliente que é muito grande aqui em portugal na área de tecnologia.

    O problema é que quando fiz a marcação no SEF não fiz por motivo por motivo de maifestação de interesse (fiz a simples prorrogação de visto!!! 😦 ERRO MEU!) e a data pro SEF é já daqui a 2 dias. A minha preocupação é se me podem complicar por isso e ter de esperar mais 1000 anos para tal.

    Tens uma dica sobre isto?
    Obrigado.

    Curtir

    • Oi. Não sei te dizer se o SEF vai encrencar com isso, talvez te peçam para fazer a manifestação de interesse online, se não me engano há um site agora só pra isso, não tem? Desculpa, não conheço bem o sistema de manifestação, pq não é meu caso, acabo não tendo familiaridade. Mas se puderes contar o que te falaram no SEF, agradeço, é sempre bom saber 🙂

      Curtir

  24. Olá, marina sou de cabo verde a minha esposa foi dar entrada nos nossos papeis para reagrupamento familiar, só ficou a faltar um documento mas deram um prazo de 6 meses para dar nova entrada nos nos documentos é normal isso?

    Curtir

    • Olá, Raimundo. Sim, é comum o SEF exigir novos documentos. Isso pode ocorrer no próprio balcão de atendimento ou eles ligam/enviam email depois pedindo o que faltou. Quanto antes vocês levarem a eles, mais rápido para emitirem a documentação!

      Curtir

  25. Olá estou numa situação meio ruim aqui já morei em Portugal seis anos com visto de trabalho no qual fui pro Brasil e esse visto veio a vencer agora estou de volta entrei pela Espanha já a um ano e estou com promessa de contrato o que fazer para mim regularizar de novo e mais rapido

    Curtir

    • Olá, vc tem que agendar no SEF um horário para apresentar sua promessa de trabalho e regularizar a situação a partir disso. Vai demorar, tem que ter paciência, pois o procedimento correto é sair com visto do Brasil, e não deixar para fazer o trâmite de regularização já em Portugal. Dessa forma, vai levar alguns meses pra ter tudo ok, possivelmente mais de um ano. Abs, ligue no SEF e se informe!

      Curtir

  26. Ola boa tarde me chamo roberto sou brasileiro. Tenho uma marcaçao no sef. Para maio. Preciso ir ao brasil por questao de saude grave de um membro da familia. Posso ir ao brasil e voltar para portugal.?
    E se acarreta algum problema?
    Tenho uma carta da minha entidade patronal. Dizendo que vou me auzentar por 15 dias. Sera que posso sair ao brasil e voltar para portugal?… se alguem puderes me ajudar .. obrigado

    Curtir

    • Roberto, isso depende de que tipo de marcação vc tem. O mais correto é ligar ou ir ao SEF se informar. Às vezes quem aguarda alguma manifestação não deve se ausentar de Portugal, mas como seu caso é bem justificado, acredito que não tenhas problema. Mas não deixe de se informar no SEF! abs.

      Curtir

  27. Olá Marina! Poderia ajudar me ,minha filha é estudante e precisa ir ao Brasil e ainda não tem residência e estou tentando agendar no ser para pedir o cartão de estudante mas não consigo nem achar o local do agendamento online e não posso ainda fazer o agendamento já que só estou agendada para agosto minha filha está estudando desde 2016 e está no décimo primeiro ano.obrigada.

    Curtir

    • oi Marcia. cartão de estudante q vc diz seria a residência dela? se ela está no ensino médio, não é pelo estudo que consegue, mas sim por ser sua dependente (reagrupamento familiar)
      se ela ainda não tem residência, realmente online não vão conseguir agendar, vc tem que ligar lá. dependendo da cidade, vc consegue que ela vá com vc no seu agendamento (tem que marcar um horário para ela, mas pode ser para o mesmo dia/hora) e fazer o reagrupamento. em alguns lugares, como o Porto, vão te mandar esperar resolver a sua situação, para só depois resolver a dela. não sei se ela deveria ir para o brasil antes de ter a situação regularizada, o ideal é se informar junto ao SEF ou ao CNAIM. abs.

      Curtir

  28. Olá Marina, gostaria de tirar o visto de residência junto ao sef mas não sei nem por onde começar. Já tirei o nível, tenho contrato de trabalho, atestado de residência. Como faço para fazer o agendamento no sef? É preciso ter outros documentos para agendar ou poderei tirá-los depois de feito o agendamento. Gostaria que vc me informasse passo a passo o q é necessário. Obrigada

    Curtir

  29. Bom dia

    Tenho meu cartão de residente caducado (janeiro) e tenho meu agendamento para abril – n consegui antes. Vou ao Brasil neste mês de março por motivos urgentes. Tenho contrato de trabalho, pago tudo direitinho. Minha escala para voltar é em madrid. Acha que vou ter problemas levando todos os documentos e o papel do sef do agendamento? Minha única dúvida é se consigo entrar ou se me podem barrar no aeroporto ainda que tenha o sef agendado

    Curtir

      • oi, Maria, não deves ter problemas. É claro que a situação não é ideal, o SEF não recomenda que façam isso. Minha sugestão é que quando chegar em Madrid e se apresentar ao oficial de imigração, já entregue a carteira caducada e o papel do SEF, é como eu sempre faço: entrego todos os documentos, antes mesmo que eles perguntem algo. Tenha em mãos também todo tipo de documentação que possa ajudar caso perguntem algo… comprovante de residência, de trabalho, NIF, utente… tudo! abs.

        Curtir

        • Muito obrigado pela rapidez da sua resposta!
          O papel do SEF não é carimbado, é um papel normal com a data de agendamento que recebemos por email. Espero não ter problema mesmo porque infelizmente lá no SEF não me agendaram antes para levar o recibo que vale como documento de identificação durante o período de renovação..

          Curtir

  30. Olá Marina.
    Marina minha situação e um pouco desastrosa. Eu tinha minha marcação agora para 1 de Outubro, e eu fui tentar antecipar mina ida ao SEF e acabei cancelando minha marcação. Tem como eu conseguir reaver essa data. Desde já muito obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário