Portugal ainda não sabe quem será Primeiro-Ministro

450px-Pedro_Passos_Coelho_1

Quem será Primeiro-Ministro? Passos Coelho

António_Costa_2014_(cropped)

Quem será Primeiro-Ministro? António Costa

Já se foi mais de um mês desde as eleições legislativas portuguesas, mas o curioso é que as leis por aqui são diferentes e, por isso, Portugal ainda não sabe certamente quem será o próximo Primeiro-Ministro.

O que acontece é o seguinte: por aqui, não se vota em uma pessoa, mas em um partido; o vencedor é convidado a compor o governo, incluindo indicar o Primeiro-Ministro (este é um dos papeis do Presidente da República: fazer o tal “convite”). Como no Brasil, os partidos formam coligações. Nas últimas eleições a coligação mais votada foi a do atual Primeiro-Ministro Passos Coelho, de centro-direita, com cerca de 37% dos votos, mas sem maioria parlamentar.

Isso reflete que os portugueses votaram majoritariamente nos partidos de esquerda para ocupar as cadeiras, mas os votos foram para 3 diferentes partidos: socialista, bloco de esquerda e partido comunista português. Embora tenham propostas bem diferentes (o comunista é contra o euro e prega a volta do escudo como moeda oficial), seria possível se unirem em uma coligação pós-eleitoral! Aí é que complica a decisão das urnas.

PR_FotografiaOficial_CavacoSilva

Presidente Cavaco Silva

Agora, o derrotado António Costa, do partido socialista, disse já estar arranjando a coligação e promete ir até o fim para os vencedores não assumirem. O Presidente Cavaco Silva já convidou o vencedor Passos Coelho para assumir, mas de quem é a palavra final? Da Assembleia da República. E quem é maioria lá? Centro-esquerda! E a novela continua…

Detalhe 1: novas eleições só são permitidas constitucionalmente seis meses após a anterior – portanto, abril.

Detalhe 2: qualquer semelhança com um país do outro lado do Atlântico, em que a Presidente não consegue governar por falta de apoio parlamentar, é mera coincidência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s