Dia de São Martinho: o outono chega a Portugal

árvore outuno magusto portugal porto

A esta altura do ano, Portugal tem as árvores recém-peladas e perfume de castanhas assadas por todos os lados. O outono chegou, astronomicamente, há algum tempo, mas é no dia 11 de novembro em que é celebrado o dia de São Martinho. Nesta data, comem-se castanhas e sardinhas, acompanhadas de água-pé ou vinho novo. É tempo também de Magustos, festas populares para reunir os amigos em volta da fogueira e comer as coisas boas que acabei de citar.

As castanhas reinam por aqui nesta época. Tanto as árvores (são enormes, têm até 20 metros!) quanto os vendedores, que montam os carrinhos a cada esquina, e as gôndolas dos supermercados. Os meses de outubro, novembro e dezembro marcam a colheita das castanhas, então estão baratas e abundantes.

castanha assada portugal porto gaia

Reza a lenda: “num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante…

São Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor.

Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso.”

É o chamado Verão de São Martinho! E olha que esta semana está realmente quente, de andar de manga curta por aí. Poderosa essa lenda 😛

Mais sobre a história de São Martinho aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s