O melhor croissant do Porto – Boêmia Café

Se historicamente os portugueses têm n motivos para torcer o nariz para os franceses, quando o assunto é gastronomia, Portugal, sobretudo o Porto, segue fortemente influenciado pela culinária francesa. Eclairs (a nossa bomba de chocolate, mas em terras lusitanas é pedida com o nome original) e croissants são lanches entre os favoritos por aqui, junto com as nacionalíssimas natas, por exemplo.

Mas desses todos, eu diria que o favorito é o croissant, um quitute pra todos os momentos: pequeno almoço, lanche, sobremesa… e pode vir ao natural, com recheio de chocolate, creme de ovos ou até mesmo salgado, com recheio misto de queijo com presunto. Todas essas variedades estão no Boêmia Café, na Avenida de França, pertinho da rotunda da Boavista. O preço é de 80 centavos. Depois de um atendimento mal humorado no Consulado Brasileiro, fui lá para compensar o clima com a gentileza dos funcionários locais.

Vitrine (ou, em Portugal, montra) recheada de croissants

Vitrine (ou, em Portugal, montra) recheada de croissants

O Boêmia foi votado o melhor croissant do Porto pela revista Time Out. Eu achei bem gostoso, mas também diferente do tradicional croissant francês, cuja massa é folhada, sequinha e crocante. No caso do Boêmia, é uma massa pastosa, bem amanteigada e levemente doce, conhecida por aqui como massa brioche. Não é fofo, mas sim chato e pesadinho. De qualquer modo, bem bom!

Outros cafés do Porto que foram bem votados pela Time Out foram o Mixpão, Doce Alto, Nobreza, Tamarindo, Docemar e outros que não lembro. Não conheci nenhum ainda, mas é só uma questão de tempo 🙂

A matemática do croissant

Segundo a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), existem 350 confeitarias no Porto. A venda média de croissants por dia é de 100 unidades em cada uma delas. O preço médio do croissant é de 70 centavos. Ou seja, por mês, pelo menos 700 mil euros circulam na cidade só por causa dos croissants!

Aqui tem uma matéria legal falando de outros locais para comer o doce no Porto.

Anúncios

Um comentário sobre “O melhor croissant do Porto – Boêmia Café

  1. Pingback: Saque do FGTS no exterior – faça no Consulado | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s