Como está Portugal após atentados na França

Dentre os países da Europa Ocidental, neste momento, acredito que o melhor local para se estar é mesmo Portugal. O país integra, sim, a Coligação Internacional de Combate ao Estado Islâmico, no Iraque, mas somente através de treinos dados ao Exército iraquiano, sem participar de fato de ofensivas militares. O contingente português é formado por 30 efetivos que cumprirão um ano numa base militar iraquiana perto de “Bagdade”.

No momento, algumas figuras políticas do país não negam que talvez seja preciso algo além disso caso haja uma intervenção maior no Oriente Médio, – afinal, a política da boa vizinhança é vital para Portugal – mas por enquanto ficamos quietinhos por aqui. Leia mais sobre isso.

E o que a mídia portuguesa cobre em momentos delicados como este? Além da habitual comoção, homenagens e desdobramentos político-sociais implicados em todo veículo jornalístico, tenta-se, sempre, aproximar a notícia dos espectadores, por isso a primeira grande descoberta foi de que um português morreu nos atentados. Depois disso, veio a notícia de que um dos terroristas é filho de portuguesa, aqui do Norte do país, da região de Braga.

E nota-se, nas ruas, alguma diferença? É claro que o assunto está em todo lugar, e sempre há uma pontinha de preocupação, mas em Lisboa certamente mais do que no Porto. Na capital estão sendo feitas ações policiais com buscas domiciliares por suspeitos e armas. Volta e meia se noticia alguma apreensão, mas nada chamativo até então. Na região do Porto, não ouvi falar nada sobre esse tipo de operação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s