Sobre pagar a conta de luz em Portugal

Duas coisas me surpreenderam quando precisei pagar a primeira conta de luz em Portugal. A primeira é de que esse mercado de eletricidade é de livre concorrência, ou seja, não estamos reféns de uma única estatal que te presta um serviço ruim: se não estiver satisfeito com a empresa que te fornece luz, troque! A segunda foi a de que é o cliente (eu) que devo passar para a empresa o quanto eu consumi no mês e, se não fizer, eles fazem a estimativa baseada no mesmo período do ano passado e me enviam (cabe recurso da minha parte se vier um valor absurdo hehehe).

Quem fornece luz pra nós é a EDP (Energias de Portugal), que também fornece gás. Durante os meses mais quentes, o valor mensal fica por volta de 30 euros para duas pessoas, podendo até dobrar no inverno, dependendo do método de aquecimento escolhido. Semana passada anotei a leitura que o medidor de luz mostra e enviei para eles: pode ser por telefone (800105353) ou pelo formulário específico do site, sempre de graça.

Os medidores de luz geralmente ficam no corredor do prédio, em armários escondidinhos nas extremidades. Existem 3 tipos de contadores – eletromecânica, estático ou híbrido – mas, em geral, funcionam de forma bastante semelhante para se tirar a leitura.

Captura de Tela 2015-11-24 às 10.45.08

Aqui entra um terceiro aspecto legal do consumo energético português: dependendo do horário em que você usa a luz, ela é mais cara ou mais barata! Eles chamam de período vazio (super-econômico), cheio (econômico) e ponta (normal). Quando você adere ao serviço de energia, pode optar pelo plano que melhor se adapta à sua vida:

– O Ciclo Semanal, com 76 horas de vazio por semana, indicado para consumos mais elevados aos fins-de-semana, onde os períodos de vazio são maiores.
-O Ciclo Diário, com um período de 70 horas de vazio por semana, igual em todos os dias. Indicado para consumos nocturnos.

Nosso contador é híbrido e mostra os três períodos que citei acima, um de cada vez na tela. Primeiro aparece um número acompanhado de uma figura do Sol, que é o cheio. Depois, a lua mostra o vazio. Por final, o símbolo ^ é o período normal. Aparecerá, ainda, a soma de todos eles, mas este número a EDP não pede que envie. Atente que a leitura tem datas específicas para serem passadas para a empresa, vem escrito isso na conta de luz: “a data para envio da próxima leitura é…”.
Se enviar a leitura pelo site da EDP, uns dias depois vem um e-mail confirmando o recebimento. Duas vezes eu enviei e não registraram, então sugiro que mande sempre no primeiro dia indicado na fatura (eles dizem que pode ser durante um intervalo de três dias, mas pra mim só dá certo se for logo no primeiro).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s