Enviar encomendas Portugal-Brasil

images

Fachada das agências. Foto do publico.pt

Mandar coisas de Portugal para o Brasil é mais barato e seria muito mais rápido do que o caminho inverso, não fosse a alfândega brasileira. Há pouco enviamos dois pacotes do Porto: um para SC e um para o RS. Em ambos os casos, em 3 dias chegou na alfândega de Curitiba e lá ficou 20 dias até a liberação. Depois, em 24 horas estava no destino.

A primeira dica dos amigos portugueses foi: não envie nada sem registro. Sai mais barato, mas há muitos casos de perda de pacotes. Com o registro, segue-se todo o trajeto da encomenda e pode-se, se necessário, contestar qualquer coisa ao CTT (correio português). Segunda dica é levar dinheiro para fazer o pagamento, pois somente alguns serviços do CTT aceitam cartão.

Os valores da remessa são cobrados por peso. Pacotes até 500 g saem por 9 euros e até 1 kg, 16. Outros valores podem ser consultados na tabela oficial do CTT. Recentemente recebemos uma caixa de 2 kg do Brasil, que custou quase 200 reais. O inverso sairia por 24 euros, ou seja, pouco mais que a metade do preço!

Ainda sobre o CTT, vale lembrar que as agências são centros onde se resolvem muitas coisas. Já falei sobre o pagamento de contas lá, mas também se compram cartões telefônicos (para o Brasil, inclusive), celulares pré-pagos, vale-presentes e livros. E o atendimento, ao menos na agência perto de casa (Asprela) é sensacional – e está sempre lotado, prefira ir cedo ou no horário do almoço.

Anúncios

78 comentários sobre “Enviar encomendas Portugal-Brasil

  1. Pingback: Custo de vida no Porto – gastos secundários | Portugal sem fronteiras

  2. FIZ UMA COMPRA DE UMA PESSOA EM PORTUGAL, ELA ME ENVIOU DIA 12\01\17 ATE HOJE 01\03\17 CONSTA COMO EM TRANSITO NO RASTREIO DOS CORREIOS,NÃO SABIA QUE DEMORAVA TAMTO, OU DEI AZAR.

    Curtir

  3. Oi Mariana, td bem? 🙂

    Tenho uma dúvida, minha amiga está morando em Portugal e estou pensando em comprar um celular e pedir pra ela me enviar (ela vai comprar em Portugal enviar pelo​correio para o Brasil).

    Pelo seu post, eu entendi que isso pode demorar mas entrega, mas será que é de confiança ou corre algum risco de perder o aparelho? Claro ela vai enviar com código para rastreamento. Mas vc sabe se tem algum seguro para contratar no correio e quanto custa?

    Muita obrigada desde já.

    Curtir

    • oi Tamires, olha eu acho seguro enviar o aparelho com rastreador (nunca me ofereceram a opção de seguro), mas eu acho que provavelmente não vale a pena falando em $$$, pq muito provavelmente a alfândega brasileira vai te taxar!!! se informe sobre a porcentagem que eles cobram sobre eletrônicos, não é pouca coisa! abs.

      Curtir

      • mas como vão saber o preço do aparelho? tenho uma situação parecida e fiquei pensando se os eletrônicos fossem enviados fora da caixa, se dessa forma não taxariam. Não sei como funciona esse envio entre pessoas físicas, imaginei que daria pra fugir de taxa dessa forma.

        Curtir

        • Anne, o envio pessoa física – pessoa física realmente é a melhor forma de evitar, mas eu não sei te precisar se isso garante que não será taxado. mesmo fora da caixa…
          eu acredito que eles estimam o preço a partir de pesquisa de preço caso não haja uma nota fiscal na embalagem (já fizeram isso comigo na alfândega do aeroporto, mesmo com a nota, pesquisaram na internet…). eu não confio nem um pouco nem nos correios, nem na alfândega brasileira, por isso particularmente não te recomendaria enviar eletrônico assim.
          a situação mais engraçada que passei foi me taxarem um cartão de crédito (!!!!) que o BB me enviou dos EUA, declarado em 0 dólares, óbvio… cobraram 50 reais kkkk.

          Curtir

  4. Oi tudo bem?
    Precisava comprar um secador de cabelos em Portugal porque ele é muito mais barato do que comprar nos USA ou até mesmo no Paraguai, gostaria de saber quanto me cobraria para enviar essa encomenda para mim, porque o site do fabricante que faz a venda em Portugal e Espanha não envia diretamente para o Brasil, custo é 399,00 euros, eu pagaria ele e daria o seu endereço como entrega, aí precisava apenas que fizesse o envio pra mim no Brasil *Paraná.
    caso faça esse serviço pode entrar em contato direto pelo meu email, lá te passo meu whatsapp, obrigada
    Dayane Ferrari

    Curtir

    • oi, Dayane. Eu não faço esse tipo de serviço, mas sugiro que vc procure no facebook grupos de brasileiros no Porto (BRASUP, Brasileiros no Porto, Brasileiros em Porto…), pq certamente alguém se interessará em fazê-lo. abs.

      Curtir

  5. boa tarde, eu queria enviar uma pequena encomenda para uma pessoa no Brasil ( para SC), e queria que chegasse antes do dia 7 de julho. Será que vale a pena enviar-lhe, vistos que exitem vários problemas com alfandega?

    Curtir

    • Olá. Eu acho que para o dia 7 vc consegue enviar a tempo! Lembre que quanto menor a caixa (envelope, melhor ainda!!) vai mais tranquilo. Mandei um envelope grande que levou 20 dias. Em seguida, o mesmo documento dobrado em um envelope pequeno, chegou em 8! abs.

      Curtir

  6. Boa tarde!
    Gostaria de comprar toalhas com tratamento anti manchas de um site de Portugual, acho que eles não enviam para o Brasil.

    Vocês conhecem alguém que possa fazer isso por mim?

    Obrigada!

    Curtir

  7. Estou precizando comprar umas peças para minha moto, pois aqui no Brasil não consigo achar.
    O problema é que encontrei em Portugal em uma cidade chamado Braga, mas o produto custa em torno de 275 Euros e estão me cobrando 190 Euros de frete.
    Será que consigo um envio mais em conta?

    Curtir

    • Boa tarde!! A única maneira que consigo pensar pra vc tentar economizar no frete é contatar alguém que more em Braga pelos grupos do Facebook (BRASUP, Brasileiros no Porto, etc) e ver se alguém quer fazer o despacho pra vc e cobrar menos que 190, ou levar na mala de volta pro Brasil. Mas é complicado confiar em alguém que vc não conhece pra te levar algo tão caro, né? E vc já se informou sobre os custos de importação? A alfândega brasileira gosta de passar a faca, certamente vão te taxar em mais umas centenas de reais… cuidado com isso. Vai acabar sendo mais barato vc vir de avião buscar, hehe. abs.

      Curtir

    • oi, Marcela. Não sei qual essa diferença…. independente disso, nunca envie no modo mais barato! Peça sempre o mais simples, mas que tenha rastreamento, senão complica muito a vida, as esperas (e a angústiaaa) são intermináveis…. abs.

      Curtir

  8. Ola boa noite
    Preciso saber o preço de uma encomenda que seria tecidos pois trabalho com artesanato vinda do Brasil para Portugal e se teria algum problema em trazer outras coisas como material de costura

    Curtir

  9. Olá Tudo Bem?
    Ótima Noticia, estou tendo sucesso em Portugal fazendo compras por encomenda para pessoas do Brasil. Principalmente nesse momento que a Inglaterra fechou as portas para a Uniao Europeia, está mais dificil comprar em sites da UK.
    Por esse motivo estou recebendo dezenas de encomendas de produtos de brasileiros para os presentes de fim de ano. Se precisar, adicione no whatsapp +351 926 694 064, eu te oriento sobre esse processo de compras internacionais.

    Curtir

    • Olá, não tenho informações sobre isso, mas certamente vc tem que se informar junto aos correios quais meios te facilitariam a importação. ficar enviando como pessoa física demora taaaanto… a última q enviei (e olha que era um livro de presente, teoricamente não se cobra nada) levou 3 meses pra chegar a SC.

      Curtir

  10. Boa noite Marina, vi no seu comentário que quanto menor for a encomenda melhor é, certo? Queria enviar esse tipo de encomenda para SC através do CTT, será essa a melhor opção? Tem alguma forma de apressar a chegada da encomenda pagando mais caro? Por favor, explica-me como devo proceder para que chegue tudo certo sem demorar imenso tempo. Grata!

    Curtir

    • Olá!!! Quando for despachar o objeto nos correios, eles vão te oferecer 2 ou 3 maneiras diferentes de enviar… a mais barata não vale nunca, pois nem rastreamento tem e demoooora. Desde que tenha rastreamento, é tranquilo, mas a última que enviei (era só um livro bem fininho), demorou mais de 2 meses para ser entregue. Antes disso, enviei da mesma forma um documento dobrado dentro de um envelope de tamanho normal de carta e chegou em menos de 10 dias!! por isso digo que quanto menor, me parece mais ágil o despacho alfandegário no Brasil, que é esse maldito que atrasa nossa vida. Da parte dos correios portugueses, sempre me cumpriram os prazos, em geral em 7 dias chega no Brasil, e depois fica preso um tempo… abs.

      Curtir

  11. Sandra, eu só acho que vc vai ficar na agonia por vários meses. Já fiquei e me arrependi hehehe. Não acho que valha a pena. Agora se vai chegar, até acho que vai… mas ficar sem saber por onde anda agonia!

    Curtir

  12. Marina, me tira uma duvida. Se eu comprar um celular de uma loja da China (Ali Express) para um endereço em Portugal, esse aparelho será taxado em Portugal assim como acontece quando enviado ao Brasil? Obg.

    Curtir

    • oi, Ramon, provavelmente sim!!
      Mas as taxas são bem menos exorbitantes do que as brasileiras. Lá é 60%, aqui 23%. E não é sempre que vc dá azar… eu já importei duas ou três coisas que teoricamente seriam taxadas, mas não me cobraram. abs.

      Curtido por 1 pessoa

      • Entendi.
        Outra duvida, tenho um primo que mora em Portugal, quero mandar o aparelho para a casa dele, para que de lá ele envie pra mim (pessoa fisica para pessoa fisica) aqui no Brasil. Qual a melhor forma para que diminua os riscos de eu ser tributado aqui no Brasil? Ele trocando o pacote por um menor e enviando de pessoa fisica? Ele precisará declarar um valor ao enviar? Agradeço desde já!

        Curtir

        • Verdade, pessoa física – pessoa física realmente diminui o risco de tributação, mas mesmo assim não sei! Os correios portugueses não pedem pra declarar valor (talvez se vc solicitar), mas pedem p vc descrever o conteúdo do pacote. Acho que caixas menores também ajudam a agilizar o processo. Se vc conseguir fugir da receita me avisa, pq é missão impossível 🙂 até cartão d banco já me cobraram pra receber!

          Curtido por 1 pessoa

  13. Olá, gostaria de saber se corro risco de mandar aparelho celular de Portugal para o Brasil sem ser taxado. Tem alguma outra forma de mandar sem ser pelos correios?? Tenho medo de parar na alfândega e demorar muito para chegar ao destino, se mandar com nota fiscal cobram algo a mais? e pagando seguro do envio?

    Curtir

    • oi, Milton. acho difícil passar celular sem ser taxado. se mandar com a nota fiscal só ajuda pq cobrariam o preço justo do aparelho (60% de imposto sobre o valor de compra), e vc não correria risco de sobretaxarem. fora os correios tem a DHL e outras empresas privadas, mas também são taxadas, embora mais rápidas e seguras.

      Curtir

  14. Olá pessoal, bom dia!!
    Por favor, alguém já enviou comida ( que nao se estraga) do Brasil para portugal?
    Alguém tem essa experiência? a caixa chegou? Eu pedi para a minha minha me enviar carne seca, cuscuz e algumas outras coisas que nao se estragam. Já tão em portugal desde do dia 28/2/2018 e eu tou começando a ficar preocupada. E nem sei a quem (que órgão público recorrer para obter mais informações, por que só tenho o rastreamento dos correios do brasil e lá já indica que tá em Portugal.
    Enfim, agradeço desde já,
    Hannah Bastos.

    Curtir

    • oi Hannah. Nunca enviei comida e não sei se tem problema. Vc já tentou colocar o código dos correios no site do ctt.pt ?? pq o contrário funciona!! se der certo, aí vc pode ligar lá nos ctt e perguntar sobre a encomenda. se for problema alfandegário, vc faz o desembaraço, mas geralmente te enviam uma carta avisando sobre isso. abs, me conta o desfecho dessa história 🙂

      Curtir

  15. Olá Marina, boa noite.
    Fiz uma encomenda na Fnac.pt, sei que processo de entrega do CTT é bem eficiente em Portugal continental. Contudo, tem o risco de não ter pessoas na morada para receber a encomenda, pois saírão em viagem. Minha dúvida: O CTT retorna com a encomenda para o escritório mais próximo? Quando tempo a encomenda fica retida com o CTT antes de devolver para FNAC?

    Obrigado!

    Curtir

    • oi Aluizio. Se não tiver ninguém em casa, eles deixam um papelzinho na tua caixa de correio dizendo em qual agência dos CTT vão deixar a caixa e vc pode ir lá pegar. É bem simples. Não tenho certeza quanto ao prazo para retirar mas se bem me lembro foram 15 ou 30 dias. abs.

      Curtir

  16. Olá! Preciso enviar um par de óculos e um relógio para Portugal, de uma pessoa que esqueceu tais objetos em minha casa, no Brasil. Tem como eu enviar para que ele pague as taxas em Portugal, ao pegar a encomenda? Agradeço se puderem me informar.

    Curtir

    • oi Luiz, vc tem q se informar junto aos correios se é permitido comprar plantas a importar. acredito que haja restrições quanto a isso. abs.
      de qualquer forma, nunca compre nada sem rastreamento, não importa o quão mais barato saia!!

      Curtir

  17. Olá Mariana, quero comprar umas peças de cerâmica do Brasil para Portugal, sabe me dizer se tem algum custo, taxa, para esse tipo de mercadoria? e qual empresa seria mais apropriada para envio? quanto tempo leva para chegar, mais ou menos?

    Curtir

    • Luanne, sem dúvidas que a carta sai de Portugal e chega ao Brasil neste prazo, o que vc precisa torcer é para que a receita federal não segure a carta por muito tempo… se for um envelope pequeno, simples, só com papel dentro, em geral em 2 semanas liberam, mas é uma loteria, nunca se sabe o que acontece!! a última carta que enviei para o brasil demorou 2 meses pra chegar, foram 8 dias no trajeto PT-BR, 14 na receita federal e depois foi culpa dos correios, que demorou uns 40 dias para fazer um trajeto de 3 hora, um saco :/

      ps. não recomendo a ninguém enviar coisas sem registro, é comum que se percam.
      abs.

      Curtir

  18. boa noite,
    quero tirar uma duvida,posso enviar perfume do brasil para portugal?o nosso correio brasileiro aceita?e o a alfandega portuguesa libera esse tipo de envio de pessoa fisica para pessoa fisica?
    quero da um presente a uma amiga

    Curtir

    • oi Manuel, teoricamente vc pode enviar sim. Terá que enviar a nota fiscal ou declarar o valor da mercadoria junto. Quando o produto chega na Europa, se exceder 22 euros (incluindo envio), pode ser taxado – 23%. Já cogitou comprar o perfume em um site da união europeia e mandar entregar na casa da sua amiga? pode ser uma opção mais em conta, e certamente mais segura! abs.

      Curtir

      • Poderia me indicar um bom site para a compra?se possível algum que faça o boleto em reais pois não trabalho com cartão,teria que ser em boleto a vista.
        Caso não conheça nenhum,pode ser algum bom site que aceite cartão internacional que talvez eu compre no cartão de alguém conhecido.

        Curtir

          • é verdade, comprar aí seria melhor neste aspecto, só corre o risco de ser taxado ou se “perder” por aí. em Portugal não há o sistema de boletos, mas sites que eu conheço para a compra seriam sephora.pt, perfumesclub.pt, douglas.pt

            Curtir

  19. Olá, meu amigo me mandou um teclado mecanico de Portugal para o Brasil, ele me mandou dia 21/05 e hoje e dia 21/06 será que não irei receber, e ele me disse que ninguem mandou um codigo de rastreamento, estou confuso quanto a isso. O que poderia fazer ?

    Curtir

    • oi Gustavo. se ele não enviou com rastreamento (tem que pedir ao enviar, o método mais barato não tem mesmo), vcs não tem o que fazer… mas como é um teclado, acredito que a alfândega brasileira vai pará-lo para avaliar (quem sabe até te cobrar, pq adoram fazer isso 😦 ) e isso demora!! eu diria que vc vai aguardar uns 60 dias pelo menos! e muita reza braba heheh. abs.

      Curtido por 1 pessoa

    • nao tem prazo, é só uma estimativa minha… a última q mandei foi na primeira semana de fevereiro e chegou na segunda de abril, ficou 15 dias na alfândega e os correios deram 45 dias úteis para levar de curitiba a fpolis, brincadeira!! por isso falo que conte com 2 meses, no caso vc espera + 1 e com sorte tá chegando. abs.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s