Enviar encomendas Portugal-Brasil

images

Fachada das agências. Foto do publico.pt

Mandar coisas de Portugal para o Brasil é mais barato e seria muito mais rápido do que o caminho inverso, não fosse a alfândega brasileira. Há pouco enviamos dois pacotes do Porto: um para SC e um para o RS. Em ambos os casos, em 3 dias chegou na alfândega de Curitiba e lá ficou 20 dias até a liberação. Depois, em 24 horas estava no destino.

A primeira dica dos amigos portugueses foi: não envie nada sem registro. Sai mais barato, mas há muitos casos de perda de pacotes. Com o registro, segue-se todo o trajeto da encomenda e pode-se, se necessário, contestar qualquer coisa ao CTT (correio português). Segunda dica é levar dinheiro para fazer o pagamento, pois somente alguns serviços do CTT aceitam cartão.

Os valores da remessa são cobrados por peso. Pacotes até 500 g saem por 9 euros e até 1 kg, 16. Outros valores podem ser consultados na tabela oficial do CTT. Recentemente recebemos uma caixa de 2 kg do Brasil, que custou quase 200 reais. O inverso sairia por 24 euros, ou seja, pouco mais que a metade do preço!

Ainda sobre o CTT, vale lembrar que as agências são centros onde se resolvem muitas coisas. Já falei sobre o pagamento de contas lá, mas também se compram cartões telefônicos (para o Brasil, inclusive), celulares pré-pagos, vale-presentes e livros. E o atendimento, ao menos na agência perto de casa (Asprela) é sensacional – e está sempre lotado, prefira ir cedo ou no horário do almoço.

18 comentários sobre “Enviar encomendas Portugal-Brasil

  1. Pingback: Custo de vida no Porto – gastos secundários | Portugal sem fronteiras

  2. FIZ UMA COMPRA DE UMA PESSOA EM PORTUGAL, ELA ME ENVIOU DIA 12\01\17 ATE HOJE 01\03\17 CONSTA COMO EM TRANSITO NO RASTREIO DOS CORREIOS,NÃO SABIA QUE DEMORAVA TAMTO, OU DEI AZAR.

    Curtir

    • Oi, Lucelia. Vc fez uma compra de Portugal e vc mora em Portugal? Se for isso, é muito estranho mesmo! Nunca fiz uma encomenda aqui que demorasse mais de 3 dias, é bem rápido!!
      Se vc está no Brasil, aí isso pode ser que aconteça mesmo, mas aí o rastreador dos correios indica que chegou no Brasil e que está na alfândega, que é de onde demora muito pra sair! abs.

      Curtir

  3. Oi Mariana, td bem? 🙂

    Tenho uma dúvida, minha amiga está morando em Portugal e estou pensando em comprar um celular e pedir pra ela me enviar (ela vai comprar em Portugal enviar pelo​correio para o Brasil).

    Pelo seu post, eu entendi que isso pode demorar mas entrega, mas será que é de confiança ou corre algum risco de perder o aparelho? Claro ela vai enviar com código para rastreamento. Mas vc sabe se tem algum seguro para contratar no correio e quanto custa?

    Muita obrigada desde já.

    Curtir

    • oi Tamires, olha eu acho seguro enviar o aparelho com rastreador (nunca me ofereceram a opção de seguro), mas eu acho que provavelmente não vale a pena falando em $$$, pq muito provavelmente a alfândega brasileira vai te taxar!!! se informe sobre a porcentagem que eles cobram sobre eletrônicos, não é pouca coisa! abs.

      Curtir

      • mas como vão saber o preço do aparelho? tenho uma situação parecida e fiquei pensando se os eletrônicos fossem enviados fora da caixa, se dessa forma não taxariam. Não sei como funciona esse envio entre pessoas físicas, imaginei que daria pra fugir de taxa dessa forma.

        Curtir

        • Anne, o envio pessoa física – pessoa física realmente é a melhor forma de evitar, mas eu não sei te precisar se isso garante que não será taxado. mesmo fora da caixa…
          eu acredito que eles estimam o preço a partir de pesquisa de preço caso não haja uma nota fiscal na embalagem (já fizeram isso comigo na alfândega do aeroporto, mesmo com a nota, pesquisaram na internet…). eu não confio nem um pouco nem nos correios, nem na alfândega brasileira, por isso particularmente não te recomendaria enviar eletrônico assim.
          a situação mais engraçada que passei foi me taxarem um cartão de crédito (!!!!) que o BB me enviou dos EUA, declarado em 0 dólares, óbvio… cobraram 50 reais kkkk.

          Curtir

  4. Oi tudo bem?
    Precisava comprar um secador de cabelos em Portugal porque ele é muito mais barato do que comprar nos USA ou até mesmo no Paraguai, gostaria de saber quanto me cobraria para enviar essa encomenda para mim, porque o site do fabricante que faz a venda em Portugal e Espanha não envia diretamente para o Brasil, custo é 399,00 euros, eu pagaria ele e daria o seu endereço como entrega, aí precisava apenas que fizesse o envio pra mim no Brasil *Paraná.
    caso faça esse serviço pode entrar em contato direto pelo meu email, lá te passo meu whatsapp, obrigada
    Dayane Ferrari

    Curtir

    • oi, Dayane. Eu não faço esse tipo de serviço, mas sugiro que vc procure no facebook grupos de brasileiros no Porto (BRASUP, Brasileiros no Porto, Brasileiros em Porto…), pq certamente alguém se interessará em fazê-lo. abs.

      Curtir

  5. boa tarde, eu queria enviar uma pequena encomenda para uma pessoa no Brasil ( para SC), e queria que chegasse antes do dia 7 de julho. Será que vale a pena enviar-lhe, vistos que exitem vários problemas com alfandega?

    Curtir

    • Olá. Eu acho que para o dia 7 vc consegue enviar a tempo! Lembre que quanto menor a caixa (envelope, melhor ainda!!) vai mais tranquilo. Mandei um envelope grande que levou 20 dias. Em seguida, o mesmo documento dobrado em um envelope pequeno, chegou em 8! abs.

      Curtir

  6. Boa tarde!
    Gostaria de comprar toalhas com tratamento anti manchas de um site de Portugual, acho que eles não enviam para o Brasil.

    Vocês conhecem alguém que possa fazer isso por mim?

    Obrigada!

    Curtir

    • oi, Barbara. Eu não conheço quem faça, mas recomendo que vc poste sua necessidade em um grupo do Facebook dos brasileiros em Portugal (BRASUP, Brasileiros no Porto, etc…). Com certeza alguém vai se manifestar!! abs.

      Curtir

Deixe um comentário

