Portugal e o fumo. É muito cigarro!

É chocante para quem vem do Brasil, onde não se fuma em ambiente fechado, nem mesmo embaixo de marquise, para Portugal. Em ambiente fechado já não é permitido cigarro, mas as áreas externas dos restaurantes (inclusive se estiver fechada com vidro!!) é um festival de fumaça para tudo quanto é lado.

Infelizmente, nos dias ensolarados e frios, há que se pensar duas vezes antes de pedir uma mesa à esplanada, como são chamadas aqui as mesas externas. Alguém vai fumar! Em 2021, isto passará a ser proibido, mas até lá já não estarei mais por cá 😦

Os índices de fumantes na Terrinha chega a 30% para homens e 15% para mulheres. Durante as aulas, fazemos pausas para o “café”, que na verdade ninguém bebe nada, fica só no fumacê. A média de cigarros por dia no país é de 8!

Mas para mim, o pior exemplo acontece no dia de Reis, 6 de janeiro, no qual tradicionalmente se desmontam as decorações natalinas. Numa cidade chamada Vale de Salgueiros, em Mirandela, faz-se uma festa popular chamada Festa dos Rapazes em honra de Santo Estêvão. A parte comum é: escolhe-se a figura do rei, ele anda por aí com música, a distribuir tremoço e vinho aos habitantes, que retribuem com oferendas. A parte chocante: neste dia, as crianças da vila estão autorizadas a fumar.

No vídeo, vá ao minuto 3:30 e veja este absurdo travestido de “tradição”…

Aqui, as embalagens de cigarro trazem mensagens diretas como: fumar mata. Este ano foi aprovada uma lei que vai adicionar fotos aos textos, assim como já é no Brasil. As advertências devem incluir informações para deixar de fumar, como telefones ou sites de  programas disponíveis para ajudar a deixar o vício. Vamos ver se ajuda…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s