NIB, IBAN e as operações bancárias em Portugal

Ao abrir uma conta portuguesa, até o mês passado, você ganhava um documento informando seu NIB (número de identificação bancária) e seu IBAN (international bank account number), além de dados do banco escolhido. A partir dessas informações, é possível movimentar seu dinheiro através de transferências: para as nacionais, NIB basta, para as demais, IBAN.

Acontece que dia 1 de fevereiro marca o fim do NIB! De agora em diante, tudo será feito usando o IBAN, mesmo transferências entre contas portuguesas. A alteração faz parte da migração do sistema português para a Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA).

Para consultar seu IBAN, vá ao multibanco, ou no site do homebanking. Extratos bancários também trazem. O IBAN é composto pelos 21 dígitos do NIB precedidos do código do país (PT50). No total, o IBAN tem 25 carateres alfanuméricos (ex: PT50 1234 4321 12345678901 72).

No post de ontem, alertei sobre a importância ainda maior dos bolsistas CsF terem conta em bancos locais, pois o BB nos surpreende com “alterações” contratuais e taxas novas de uma hora para a outra. Abrir conta em Portugal é simples, veja aqui. Também é muito útil para ter-se uma maneira simples e rápida para pagar quaisquer contas e taxas, até as da universidade pago em casa, através do homebanking.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s