Sobre salário em Portugal e a bolsa do CsF

Primeiro ponto: o salário mínimo português é de 589,17 euros mensais. No contexto da Europa, está baixo: na Espanha é 756,70 e na Grécia, 683,76, somente para comparar alguns países que também se reerguem pós-crise atualmente. Agora, em termos de poder de compra, acredito que vive-se bem melhor do que o mínimo brasileiro de 880 reais.

Segundo ponto: um terço dos trabalhadores portugueses recebe entre 310 euros e 600 euros mensais. Outro terço recebe entre 600 euros e 900 euros. O último terço é dividido entre quem recebe menos de 310 (149,4 mil portugueses!!) ou mais de 900. O salário médio fica em 828 euros. Os dados são das Estatísticas do Emprego do INE.

Ou seja… a bolsa de doutoramento do Ciência sem Fronteiras, de 1300 euros, é sensacional para uma pessoa em Portugal! Quem tem dependentes, pode ganhar até 1700. Vive-se realmente bem 🙂 Os amigos portugueses todos ficam boquiabertos quando ouvem este valor.

As bolsas nacionais portuguesas (da FCT, por exemplo) são de cerca de 900 euros + pagamento de propinas e taxas universitárias. Lembrando que o CsF também paga essas taxas todas, além do montante mensal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s