Páscoa em Portugal: ovos, amêndoas e folares

A primeira pergunta sobre o assunto que me corroía por dentro era: será que vai ter ovo de chocolate? E a resposta é sim! As estantes dos mercados começaram a ser montadas um mês antes da Páscoa. Na foto tirada no Froiz dá pra ver que o ovão Kinder tá quase 10 euros, o que é até barato comparado ao Brasil, e um ovo mais simples tá 2 euros e qualquer coisa – mas peguei na mão para olhar e tinha 60 g! Achei caro. O importante é que eles estão aí 🙂

Mas… os ovos não são o item favoritos dos portugueses na Páscoa. O que mais há para vender são as amêndoas cobertas com chocolate, canela, cacau, etc. Tem também as drageadas com sabor de frutas, café, e por aí vai. São muuuitos tipos e os saquinhos ficam entre 2 e 3 euros, em geral. Dá uma olhada no cardápio (“ementa”) da Doce Alto, uma confeitaria bem tradicional do Porto.

IMG_3378

2010-12-06-164155folar_de_pascoaOutros doces típicos da época são o pão de ló (sempre é tempo de pão de ló aqui!!) e o folar, um pão a base de água, sal, ovos e farinha, de vários formatos diferentes, podendo ser doce ou salgado. Ainda não achei para vender. A tradição manda colocar ovos inteiros dentro ou por cima. Achei este site com a história bonitinha da lenda do folar português.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s