Estação de montanha perto do Porto – Manzaneda

Existem duas estações de montanha +- perto do Porto, para onde sempre saem excursões: a Serra da Estrela, em Portugal, e Manzaneda, na Espanha. Este fim de semana estive em Manzaneda e em dezembro, na Estrela, mas naquela altura ainda não tinha nevado por lá. Manzaneda, por outro lado, estava toda branquinha no começo de Março…

DSC_5343

A Serra da Estrela ganha por ser mais próxima ao Porto (pouca coisa), e pela comunicação ser em português (embora os galegos falem algo que se parece com português e sejam bem simpáticos), mas acho que nos demais aspectos vence Manzaneda: paisagem mais bonita (muitas árvores!!!), melhor infraestrutura para lazer de inverno e refeições e, sobretudo, o acesso é mais fácil. Isso porque, se neva muito na Estrela, o acesso pode ser interrompido e pode-se perder o passeio – e isso acontece com frequência!

Em Manzaneda não há esse problema. Nevava consideravelmente quando fomos e o acesso estava impecável, sempre passando o caminhão que empurra a neve para o acostamento.

O trajeto até lá é longo e, via autoestrada, não tem muito o que se ver até o início da subida da montanha, aí fica bonito! Já pelo caminho nevava. Veem-se rios, muita vegetação e pequenas vilas de casas de pedra. Embora o Google Maps fale que em menos de 3h se chegue lá, eu colocaria mais uma meia hora de viagem, pois a subida é devagar, tem curvas bem fechadas. FALANDO NISSO: duas pessoas no ônibus vomitaram no percurso, então vale previnir os mais sensíveis.

Captura de Tela 2016-03-07 às 10.02.40

No domingo em que fomos, as pistas para ski e snowboard estavam todas abertas e os teleféricos para subir a montanha, quase todos. Aqui pode-se ver câmera ao vivo de como está o tempo lá em cima. O Facebook da estação também é atualizado diariamente com informações sobre o que abre ou fecha no dia. Não é preciso levar equipamento esportivo próprio, lá dá para alugar (ver tabela de preços).

Estacionar o carro é fácil, tem muito espaço. Se esquecer algum acessório como luvas, gorro, etc., também se compra lá, o preço não era abusivo – compramos luva quentinha por 12 euros. Tem um café que serve bebidas, sanduíches e pastelaria (bebida quente + donut por 2,50), um restaurante self-service que o guia nos disse ser 12 euros a refeição com bebida (não conferi) e um restaurante lindo e bem bom! Comemos por 17 euros cada um prato de carne muuuuito bom, bebida e café. A vista (próxima foto) era linda, assistindo a neve cair no quentinho 🙂

IMG_3535

Resumindo: valeu a pena a viagem? SIM!!

Anúncios

2 comentários sobre “Estação de montanha perto do Porto – Manzaneda

  1. Pingback: Estação de montanha perto do Porto – Serra da Estrela | Portugal sem fronteiras

  2. Pingback: Como é o clima em cada estação no Porto | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s