Estação de montanha perto do Porto – Serra da Estrela

Já falei aqui sobre a ida a Manzaneda, na Espanha, onde eu julgo ter as paisagens de neves mais lindas que já vi. Hoje o assunto é Serra da Estrela, onde não vi neve, fui na época errada para isso, no Natal (neve só vem depois), mas que também há lindas vistas, embora não estivessem branquinhas. Enquanto escrevo o post, no final de março, ainda há bastante neve por lá!

IMG_2864

As fotos do post foram tiradas por mim em dezembro

O guia turístico que nos levou para Manzaneda disse que a principal diferença entre os dois locais é a sensação térmica, já que na Serra da Estrela há muito vento às vezes, e na estação espanhola já é mais difícil isso acontecer, pois é mais protegida. Assim, a subida da Serra pode ser bem traumática para quem só quer neve, e não um frio de rachar – para nevar não é preciso estar congelante…

Imperdível pra mim na serra é provar o queijo amanteigado, que se come de colher, ir à Torre (o ponto mais alto de Portugal continental, que sem neve parece um planeta rochoso inóspito, veja na próxima foto), ver as pequenas aldeias e, se possível, escolher um dos bons hotéis e passar um tempo por lá.

IMG_2876

O trajeto Porto – Serra (que sugiro fazer primeiro por baixo, passando por Seia, e, no retorno, por cima, vendo Belmonte) pode ser feito em menos de três horas, descontando a subida devagar e sempre. Viseu vale a parada, tanto faz na ida ou na volta, só para conhecer o simpático centro da cidade. Se quiser comer lá, sugiro o excelente O Cortiço, em especial o polvo “tenrinho como manteiga”!

Captura de Tela 2016-03-07 às 10.51.17

A entrada da Serra pode ser feita pela cidade da Covilhã, que acho muito lindinha. Se quiser comer lá, sugiro a Taberna Laranjinha para comer uns petiscos locais. Se a fome bater antes, pare no Fundão (uns 20 minutos antes da Covilhã) e coma no Restaurante o Mário tudo o que há de bom na região: queijos, compotas de cereja de com requeijão, cogumelos recheados, cabrito, cherovia…

Uma vez em cSerra da Estrela - Torreima da Serra, sugiro o roteirinho mostrado na imagem, em letras vermelhas, a ser percorrido a partir da da Covilhã ou da Torre. Em poucas horas se percorre tudo.

Valeu a pena ir sem neve? Valeu sim! Inclusive, um amigo que vive na Covilhã me disse que acha a Serra mais linda sem neve do que com neve, mas ainda não posso opinar 🙂

Anúncios

2 comentários sobre “Estação de montanha perto do Porto – Serra da Estrela

  1. Pingback: Estação de montanha perto do Porto – Manzaneda | Portugal sem fronteiras

  2. Pingback: Viral português – o buraco na lagoa | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s