Visita à Escola da Ponte

Foi no ensino médio que ouvi falar da tal Escola da Ponte pela primeira vez e este mês fui, enfim, visitá-la com um grupo de estudantes brasileiras conhecidas. A fama da escola vem por levar ao extremo a ideia de autonomia dos alunos, desde que são muito, muito pequeninos, do primeiro ano. O método até é +- aplicado em outras escolas, mas o que faz a Ponte famosa é ser um estabelecimento público de ensino, que geralmente são muito mais embasados nas metodologias tradicionais de ensino.

FullSizeRender-8

Este bloco não é exatamente o da escola da ponte, mas ilustra bem a fachada da escola

A escola fica no concelho de Santo Tirso, mais precisamente em Vila das Aves (esta é a estação de comboios que você desembarca caso queira ir até lá, mas prepare as pernas para a subida; a linha que passa é a Porto-Guimarães). A Escola da Ponte na verdade é uma área da escola local, que é bem maior, e funciona no regime tradicional. Questionamos como é feita a admissão de estudantes no regime da Ponte, mas não nos responderam.

O que é diferente lá: não há avaliação, não há turmas tradicionais divididas em séries, não há calendário de atividades fixo para todos os alunos, e não há carteiras individuais, e sim grandes mesas para trabalhos em grupo.

FullSizeRender-5A ideia é deixar os alunos à vontade para aprender o que quiserem no dia, pedirem ajuda se julgarem necessário, oferecerem ajuda se capazes, e partilharem os resultados obtidos ao final, tudo ao seu tempo.

Os métodos não diferem muito dos estabelecimentos balizados pelo método Montessori, mas, novamente, o caso aqui é se tratar de educação pública, e levar os conceitos ao extremo. Tanto que a visita à escola é guiada pelos próprios alunos, entre 10 e 13 anos.

É possível se informar sobre visitas no site oficial.

Veja uma reportagem da TVi na escola:

 

Anúncios

2 comentários sobre “Visita à Escola da Ponte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s