Fazer procuração no Consulado Brasileiro do Porto

Antes de deixar o Brasil, fiz uma procuração de “amplos poderes” (era esse o nome?) para meu pai ser meu representante perante toda e qualquer instituição nacional. Acontece que a Caixa não aceitou e precisei fazer outra para compra/venda de imóveis e fui ao Consulado, para a segunda experiência em poucos meses (aqui eu conto como foi tirar os antecedentes criminais)… ninguém merece.

Quem me atendeu no setor de procurações foi um português simpático e cordial, tudo o que meu compatriota não foi quando fui a primeira vez ao Consulado. O setor é um dos mais procurados, tinha uma fila grande, então aconselho a ir cedo. Assim que chegar ao balcão da recepção, você avisa que precisa fazer procuração e receberá um formulário a ser preenchido, com documentos a anexar. Só depois de tudo certo vai ganhar a senha de atendimento para o respectivo setor.

Primeira pergunta: vou precisar do documento da pessoa a quem quero conceder poderes? Não. Serão necessários somente os dados dela: CPF, e RG com data e local de expedição, nome completo, endereço, estado civil e profissão.

Segunda pergunta: vou precisar de qual documento meu? Um documento com foto, podia ser passaporte ou RG, não tenho certeza sobre a carteira de motorista. Eu fiz com RG. Tem que levar uma cópia simples também – pode ser feita no mesmo prédio, num escritório que fica no terceiro andar (não tem vínculo com o Consulado).

Terceira pergunta: existe algum modelo a seguir? SIM! No site do Consulado tem uma lista com os modelos já disponíveis. O que eu não achei em lugar nenhum do site, mas que é informado no formulário que recebi é que, caso nenhum modelo seja o que você precisa, você pode levar o seu próprio modelo em um formato editável (tipo Word) gravado em CD-ROM e eles fazem.

Quarta pergunta: tempo e custo? Foram cinco dias úteis para ficar pronto o documento e custou 20 euros, a serem pagos na hora em que manda fazer.

4 comentários sobre “Fazer procuração no Consulado Brasileiro do Porto

  1. Pingback: Carteira de motorista (carta de condução) portuguesa – 1º passo | Portugal sem fronteiras

  2. Pingback: Renovar o PB4 – só no Brasil | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário

