Fazer carta convite para receber visita em Portugal

Já ouvi milhões de versões sobre como fazer a tal carta convite para receber parentes ou amigos estrangeiros em sua casa em Portugal, mas quando chegou a minha vez de fazer uma, fui direto aos órgãos oficiais (SEF e MNE) me informar.

A questão é a seguinte: se você vai receber um estrangeiro em sua casa, ele vem sem reserva de hotel e pode ser questionado na hora de entrar na Europa sobre onde vai ficar. Para isso, existe a carta convite: ela atesta que você se responsabiliza pela hospedagem da pessoa.

Minha primeira parada foi o SEF, que me disse que isso não era com eles, mas sim com o Departamento de Vistos do Ministério dos Negócios Estrangeiros. No MNE, consegui a resposta, embora me pareça que o SEF deveria saber disso: não existe um modelo único, ou seja, você pode escrever uma carta declarando da maneira que preferir, MAS…

[neste trecho do post tinha um link do modelo antigo recomendado pelo SEF, que vou retirar porque muita gente me pergunta se ainda é válido, então deixarei somente o mais atual, a seguir] ATUALIZAÇÃO JULHO/2016: o documento que deve ser usado como carta convite pode ser descarregado no site do SEF aqui; chama-se Termo de responsabilidade – fronteiras]

E agora o mais importante: não vale escanear e mandar para a pessoa imprimir, o documento só ganha validade se for reconhecido por notário, advogado, ou entidade competente para o efeito. Palavras do MNE! Eu fui no notário (o cartório português). Anexei também cópia autenticada do Cartão de Residente. Tudo ficou 32 euros (ouch).

É claro que existe gente que fala que mandou escaneada e o policial da fronteira aceitou, e gente que diz que nem perguntaram onde ficaria hospedada… existe, sim. Mas se alguém tiver um problema e quiser ter o direito de reclamar qualquer coisa, deve estar com tudo certinho, de acordo com as orientações do MNE. Não vale correr riscos e perder a viagem por um procedimento tão simples 🙂

Reconheça a carta em notário e envie pelo correio para a pessoa trazer consigo na viagem a Portugal!

73 comentários sobre “Fazer carta convite para receber visita em Portugal

  1. Pingback: Autenticar documento em Portugal | Portugal sem fronteiras

  2. Pingback: Documentos para viajar a Portugal como turista | Portugal sem fronteiras

  3. Olá Marina, moro no Porto e o filho de uma amiga que mora em Londres vem passar 15 aqui em casa, ele esta em Londres mais vem com passaporte Brasileiro, vc acha que mesmo assim precisa deste ou basta uma carta mais informal ja que o vôo é dentroda europa?

    Curtir

    • Oi, Fernanda. Não é preciso ir ao SEF, mas sim entrar no site e e baixar o modelo a ser preenchido. O link está no post. Depois, peça pro namorado preencher e levar no cartório para reconhecer a firma e fazer uma cópia autenticada do bilhete de identidade. Tudo isso ele te envia e vc traz original para apresentar no momento de entrar em Portugal, se for pedido. Abs.

      Curtir

  4. Oi, Marina. Embarco para Portugal na primeira semana de Janeiro e ficarei na casa de amigos. Será que da tempo de registrarem a carta e me enviarem de volta? Tenho medo de não dar tempo.
    Caso não der tempo, devo levar ao menos a carta escaneada?

    Curtir

    • oi, Mateus. Eu acho que dá tempo sim, pede pra enviarem logo na segunda-feira. Em três dias tá no Brasil e aí é só a receita liberar… como é carta simples é mais rápido, em 3 semanas no máximo deve chegar pra ti! Se não der tempo, traga sim todas as informações dos amigos e de onde vivem.

      Curtir

  5. ola marina meu namorado e português me diga vou com a carta enviada por ele,com a carta não precisa comprovar meios financeiros eles liberam so com a carta ou precisa mostrar o valor q eles pedem pela estada no pai

    Curtir

    • Oi. Acredito que vc pedindo pra ele fazer aquele termo de responsabilidade que eu linkei ali no post vc esteja dispensa de comprovar a parte financeira! eu li essa informação em algum lugar, tô procurando agora mas não acho…

      Curtir

      • Olá Mariana.
        Tudo bem ?
        Você sabe se é certeza essa questão do termo de responsabilidade isenta da parte financeira?
        Estou na mesma situação. Meu namorado disse que ele mandando a Carta ele assegura ao país que me dara comida, lugar pra ficar que cuidara de mim enfim. Mas queria ter certeza.

        Curtir

        • oi, Taiara, sim, isenta da parte financeira, mas mesmo assim não deixe de comprovar que tem algum dinheiro e/ou cartão de crédito para usar também. Já questionaram meu sogro que veio com minha carta sobre isso (se teria cartão e dinheiro), mas não contabilizaram. abs.

          Curtir

  6. Olá, tudo bem?
    Estou indo para Lisboa com minha filha de 5 anos agora em Fev/17. Meus amigos que nos receberão já enviaram a carta convite em meu nome. Seria necessário uma carta em nome de minha filha, ou por ser de menor está subentendido que ela estará comigo?
    Grato
    João

    Curtir

    • oi, João, boa pergunta!! Não sei te responder ao certo, sugiro que seus amigos contatem o SEF para tirar a dúvida. Eu imagino que seja preciso um termo de responsabilidade para cada pessoa, mas não sei te dizer. Abs.

      Curtir

  7. oi marina bom dia, eu estou indo a Lisboa em maio, a minha namorada é portuguesa e vai enviar uma carta convite pra mim.
    agora estou com uma pequena Duvida , com essa carta convite eu posso residir em Lisboa. posso ficar o tempo que eu quiser ou tem que respeitar aquela regra do maximo 90 dias legal.
    a minha namorada tem que escrever a carta convite e registrar no cartorio e enviar pelo correio .ou pode ser enviado por email.
    abraços agradeço pelo post, tem ajudado muita gente

    Curtir

    • Oi, Leandro, a carta convite nada mais é do que uma informação para a pessoa que vai te atender no momento da chegada a Portugal saber que vc tem onde se hospedar e que a pessoa que assinou a carta arcará com esses custos seus. Ela não substitui nenhum visto de residência ou estada, portanto vc tem seus 90 dias de turista para ficar por aqui. Ela deve ser assinada pela sua namorada, passada no cartório e enviada por correio. Por email perde credibilidade.

      Vc como tem namorada portuguesa vivendo aqui, pode casar ou assinar união estável com ela, para aí sim buscar seu direito de residir legalmente em Portugal, ok? é simples, mas exige um tempinho de dedicação para a burocracia. abs.

      Curtir

  8. Olá marina, tudo bem?
    Sou brasileira e meu namorado e português, estou de viagem marcada para 16 de março para Portugal, só que comprei só o bilhete de ida, depois que nós formos nos informar que preciso do bilhete de ida e volta.
    Mesmo com um termo de responsabilidade assinado por ele, eu posso ir so com o bilhete de ida?
    E a Carta Convite mandava pelo correio demora quanto tempo pra chegar ao Brasil?

    Curtir

    • Oi, Leticia. Teoricamente, a carta não tira a obrigatoriedade do bilhete de volta. No entanto… te digo que das dezenas de vezes que fui/voltei, nunca me pediram a passagem de volta. Mas, sim, é uma exigência que pode te impedir de entrar no país. A carta pelo correio depende do modo de envio que vc seleciona na hora de despachar no correio, mas em geral são todos bem rápidos, o que emperra é a alfândega brasileira. Eu diria que uns 20-25 dias chega, mesmo no modo mais barato de envio. Se quiser encurtar o prazo, aí busque os mais sofisticados.

      Curtir

  9. Olá marina, tudo bem?
    Sou brasileira e meu namorado e português, estou de viagem marcada para 16 de março para Portugal, só que comprei só o bilhete de ida, depois que nós formos nos informar que preciso do bilhete de ida e volta.
    Mesmo com um termo de responsabilidade assinado por ele, eu posso ir so como bilhete de ida?
    E a Carta Convite mandava pelo correio demora quanto tempo pra chegar ao Brasil?

    Curtir

  10. Olá marina, tudo bem?
    Sou brasileira e meu namorado e português, estou de viagem marcada para 16 de março para Portugal, só que comprei só o bilhete de ida, depois que nós formos nos informar que preciso do bilhete de ida e volta.
    Mesmo com um termo de responsabilidade assinado por ele, eu posso ir so como bilhete de ida?
    E a Carta Convite mandava pelo correio demora quanto tempo pra chegar ao Brasil?

    Curtir

  11. Olá meu namorado ira semana que vem para Portugal Lisboa …. Ele já tem carta convite passagem de ida e volta e fez o pb4, quem fez a carta convite foi um casal de amigos que está legalizados já chegou a carta convite na casa dele … Porém ele irá fazer conexão em Barcelona sendo a conexão em Barcelona é necessário outro tipo de seguro que não seja pb4?
    Obrigada

    Curtir

    • oi, Michele. O PB4 substitui o seguro saúde internacional em Portugal, mas não substitui o seguro viagem, que é uma exigência para a entrada de brasileiros no espaço Schengen, e deve ter cobertura mínima de 30 mil euros. Sendo bem franca, nunca me pediram isso nas muitas vezes q fui e voltei, mas é uma exigência, e sim, pode ser um empecilho à entrada da pessoa na Europa. Sugiro ver se o cartão de crédito usado na compra da passagem não oferece, ou cotar com Assist Card, Porto Seguro, etc. não será um graaande custo adicional. abs!

      Curtir

  12. Olá Mariana boa tarde !
    Estou com viagem marcada para Maio, sou brasileira e meu namorado é português terei escala na Espanha e estamos com duvidas relativo ao prazo de validade da carta convite (se existe). Na carta tem ele se responsabilizando sobre minha pessoa, gostaríamos de saber se mesmo assim tenho q levar um valor em dinheiro e de quanto seria mais ou menos esse valor em Euro? E a carta pode ser digitada? ou tem q ser a punho?
    Desde já agradeço sua atenção…

    Curtir

    • Oi. Os documentos em geral são aceitos em Portugal por até 3 meses após a expedição. Alguns valem até 6 meses. O ideal seria fazer no máximo 3 meses antes de vc vir. Com a carta, vc fica isenta de ter todo o valor exigido para os turistas (veja o post que fiz sobre o visto de turista), mas tenha um pouco com vc sim, às vezes questionam. A carta deve ser digitada e passada pelo cartório para que tenha a firma do seu namorado reconhecida, não precisa ser escrita à mão. Abs.

      Curtir

  13. Olá boa tarde,

    Tenho 1 amigo quer visitar Portugal e Paris ele mora e trabalha no Dubai mas é das filipinas, ele mostrou me o melhor das filipinas na minha ultima viagem e eu gostava de fazer o mesmo a ele aqui em Portugal e Paris, na para ter a carta valida preciso provar que tenho valores monetários suficientes?
    E essa mesma carta depois de valida ele pode visitar Paris sem problema? ou só Portugal?

    Cumprimentos.

    Curtir

    • oi, Marco. vc não precisa provar nada financeiro, o que vc precisa é estar regularizado em Portugal como residente permanente ou não. esta carta vale para ele entrar em Portugal, e consequentemente em todo o Espaço Schengen, o que engloba a França também, então não deve ter problemas para circular pelos países do tratado (não sei se existe qualquer particularidade para a entrada de cidadãos filipinos na Europa, vale se informar). abs!

      Curtir

  14. Olá Marina,sou Moçambicano quero ir à Portugal em junho Ver o Show dos Guns n Roses e visitar família e amigos,vou pedir o visto de 90 dias e gostaria de saber em que aspectos a carta de convite e ou termo de responsabilidade São úteis e se há diferença , pois quero tratar de tudo o necessário para que não tenha problemas na viagem.Vou hospedar me em casa de um amigo,o que ele deve mandar me exactamente,e quais são os prazos?
    Desde já obrigado pela atenção! ..

    Curtir

  15. Boa tarde tudo bem?

    Tenho uma dúvida, vou para Portugal final de maio para trabalhar. Vou ficar na casa de um amigo, ele vai fazer a carta convite pra mim, se ele não autenticar há algum risco? É obrigatório a autenticação?

    Obrigada.

    Curtir

    • Oi, Paola. Na resposta que recebi do MNE (menciono no post), está escrito exatamente assim: “Mais se informa Vexa que o referido documento deverá ser reconhecido por notário, advogado, ou entidade competente para o efeito”. Ou seja, sim, há riscos de não considerarem válida a carta sem o reconhecimento. Abs!

      Curtir

    • Oi, João. Não sei te dizer se pode ser por semelhança, mas acredito que, para o SEF, é indiferente, já que não mencionaram nada específico no email que me mandaram.
      Fiz sempre presencial. abs.

      Curtir

  16. Olá Marina,

    Este modelo de carta(TR-Fronteiras) serviria também como comprovativo de alojamento para retirada de visto?
    Retirado do site do consulado de SP:
    “Alojamento: Comprovativo de alojamento em Portugal. O alojamento pode ser comprovado através da apresentação de um dos seguintes itens:
    a) Comprovativo de aquisição ou arrendamento de habitação em Portugal;
    b) Carta convite feita por um cidadão que resida legalmente em Portugal, dizendo que irá hospedá-lo. Nesse caso, a declaração deverá vir acompanhada de fotocópia da identidade da pessoa que convida;
    c) Comprovativo de reserva em hotel por um período mínimo de uma semana.”

    Saudações

    Curtir

    • Oi, Indy. Eu diria que não é obrigatório… mas reforça a autenticidade. Se não for possível, sugiro incluir no texto da carta convite alguns dados da pessoa que emitiu a carta, para que o oficial da fronteira possa consultar a regularidade da pessoa emissora no momento em que o convidado apresentar a carta. abs!

      Curtir

      • Ola , eu quero mandar um termo de responsabilidade para o brasil em nome de uma amiga que vem a portugal , ja imprimi e vou preencher e reconhecer assinatura , minha duvida é se posso mandar por mail aí ela imprime la e tras ou tenho que mandar pelo correio , ela vem ja 21 de maio e eu nao sei quanto tempo demora a ela ter em mao a carta mandada por correio para o brasil , sera que da tempo , ou posso mandar por mail e estar com o original a espera no aeroporto no dia da chegada , obrigado

        Curtir

        • oi Vitor, eu não sei se o escaneamento dá validade ao documento… eu não faria isso.
          se vc enviar a carta dobrada, num envelope pequeno padrão de carta, ele chega no Brasil muuuito rápido. o último q enviei chegou em 8 dias. abs!

          Curtir

  17. Boa tarde.
    Tenho algumas duvidas sobre essa carta convite.
    Esse modelo da carta é valido na obtenção do visto shengen? gostava de convidar amiga passar ferias ao portugal, ela é da Ucrânia.
    Um dos requisitos na obtenção do visto era carta convite? e outra duvida é que esse modelo não especifica as datas limites da estadia.

    Aguardo a sua resposta.
    Obrigado.

    Curtir

    • oi, Viktor. Este modelo é válido para apresentar na chegada a Portugal, no aeroporto. Eu não sei se algum país exige este modelo para obtenção do visto, não é o caso do Brasil, pois ele não isenta a pessoa que pede o visto de nada (talvez do alojamento?? agora pensei nesta possibilidade… mas financeiramente, acredito que não tenha validade).
      O modelo realmente não especifica as datas limites, pois isso se deve provar com a passagem aérea de retorno da pessoa ao país de origem, ok? abs!

      Curtir

  18. Oi Marina.
    Eu preciso levar o valor especificado em euros por dia mesmo com uma carta convite devidamente assinada e autenticada em Portugal?
    Outra pergunta.. .fiz o seguro saúde do SUS…cdam…sou obrigada a fazer o seguro viagem ainda assim?
    Só irei do Brasil a Lisboa.
    Obrigada!Abcs

    Curtir

    • oi, Daniela. Vc tendo uma carta convite fica isenta do valor exigido dos euros. Mas tenha um pouco de dinheiro com vc, já questionaram alguns familiares sobre isso, mesmo eles tendo nossa carta convite, ok? O seguro saúde PB4 q vc fez vai te dar acesso ao sistema de saúde português, e basta caso vc fique somente em Portugal (não outros países do espaço Schengen), mas tenha em mente q ele não vai te dar cobertura a outros aspectos que o seguro viagem cobre. como em caso de voo atrasado, cancelado, bagagem extraviada, etc…abs!

      Curtir

  19. Ola Marina sou brasileira portuguesa, minha filha vem a portugal com o marido e meu netinho,de 4 aninho, o que eu quero saber é só uma carta chega para ela vir com os tres? uma carta convite,,certo!

    Curtir

    • Maria, tudo bem? O que eu faço quando recebo mais de uma visita é redigir uma carta contendo o nome, passaporte e data de nascimento de cada uma das pessoas que recebo. Se vc optar pelo modelo oficial do SEF que está no link do post, aí ele é individual, faça um para cada pessoa, ok? abs.

      Curtir

  20. olá!
    Meu filho reside em Portugal a 2 meses, e preciso que assine um documento e faça o reconhecimento de firma por autenticidade. Sabe me informar se é possível e se esse reconhecimento de firma é válido aqui no Brasil.
    grato

    Curtir

    • Jorge, peça que ele vá ao Consulado Brasileiro e se informe sobre a possibilidade de reconhecer a firma. Caso não seja possível, o melhor é que ele faça, no próprio Consulado, uma procuração de “amplos poderes” designada a você, assim você poderá assinar por ele o documento, portando a procuração que ele te enviar. Fiz isso para o meu pai assinar por mim algumas coisas no Brasil. abs!

      Curtir

  21. Olá Maria minha mulher e minhas duas filhas e um soninho vão vir em dezembro pra Portugal estou totalmente legal em Portugal C.R.
    Tenho que fazer duas carta convite.
    uma pra minha família e outra pro meu sobrinho?
    É isso.
    Desde já agradeço.

    Curtir

  22. oi Valcione. Se o seu sobrinho não for menor de idade, e for passar sozinho na hora da imigração em Portugal, o ideal é que ele tenha a própria carta sim. As filhas e a esposa passam juntas, portanto uma carta está ok (eu mesma sempre faço pra família que vai passar junta pela imigração, funciona). Lembre de mandar uma cópia do seu BI ou AR junto. abs.

    Curtir

  23. Olá moro em portugal trab to iscrito na segurança social tenho n° utente tp quase legal ,quero trazer minha familia mulher e 2 filhos menor de idade,vou mandar a carta comvie assinada por um amigo meu,eu keria saber se posso comprar so a passagem de ida?

    Curtir

  24. Ola Mariana muito bom dia, Obrigada pela resta,,,agora gostaria de fazer nova pergunta,,,,minha filha estar amando portugal, é ela que ficar cá o que devo fazer? sou nacionalizada portuguesa, meu marido é portugues, o que posso fazer para que ela possa cá ficar é trabalhar,,posso eu dar um visto? que já ouvir dizer que posso fazer isto,,,,Ela estar com visto de turista é claro!,,,

    Curtir

  25. Hola Marina Soy Venezolano, mi hermano esta casado hace 18 años con una ciudadana Portuguesa de Madeira, ellos viven actualmente en Jersey Inglaterra, yo viaje a Madeira en 2015 invitado por mi hermano y llevè carta de invitacion simple redactada por el mismo no tuve problemas en el aeropuerto, en este caso quiero viajar a casa de ellos en noviembre por 90 dias y averiguar sobre trabajo o como montar un negocio en Portugal, pero ellos no van a estar en casa! como haría mi hermano con la carta de invitación para validar la firma estando en inglaterra? gracias

    Curtir

    • Olá, Ender. Neste caso o mais seguro é vc não considerar seu irmão como hospedeiro/responsável, e entrar como um turista normal, sem vínculos com o país. Deve levar um comprovativo de alojamento (hostel, hotel, casa alugada, etc.) para o período, além das outras exigências para turistas (dinheiro, passagem de retorno, seguro saúde, etc.).

      Curtir

      • Ola, gracias por tu respuesta, por la situacion de mi pais no tengo dinero suficiente para hotel, solo tengo pasaje de retorno, el seguro nose como adquirirlo, otra consulta es, una vez en Madeira puedo hacer las gestiones para montar un negocio de servicios con poco capital? es decir podria ofrecer mis servicios on-line o en supermercados etc,??!! yo tengo conocimientos en computadoras personales, telefonos moviles, mecanica automotriz, y muchas cosas mas!! si no me da tiempo podria pedir una extencion de estadia? gracias!!

        Curtir

        • Ender, não venha sem um comprovativo de estadia em hotel ou na casa dos parentes. Ou peça a eles que te façam uma carta convite (simples, sem reconhecimento de firma – embora não seja o processo mais correto), ou reserve um hotel em algum site que permita cancelamento posterior (booking.com, etc…). Se vieres sem visto de trabalho, teoricamente não podes oferecer qualquer serviço, tenha cuidado com isso. Mas se precisar de mais tempo, podes sim ir ao SEF do local onde estejas e pedir prolongamento do visto de turista, é um direito. abs.

          Curtir

  26. Oii! Eu vi no site( n lembro de do imigrante ou SEF) que a carta deve ser feita na junta da freguesia da cidade aonde vc vai ser acolhido! A numeração da carta vai para Imigração eles podem consultar a veracidade do documento, sendo assim ele pode ser enviado assinado escaneado!!

    Curtir

Deixe um comentário

