Transporte de animais Brasil – Portugal

É possível transportar seu cão ou gato por aí nos aviões, dependendo da companhia e das regras relativas ao tamanho/peso, no porão ou na cabine. Nunca tive essa experiência, mas aconselho três coisas: 1) informe-se no Ministério da Agricultura ou órgão responsável no país de destino; 2) informe-se com a companhia aérea com que vai voar; 3) faça tudo com muita antecedência, tipo 4, 5 meses (por causa da vacina anti-rábica, ver abaixo).

O procedimento é bem burocrático e caro. Os passos necessários para um bichinho entrar na União Europeia (o que inclui Portugal) pode ser resumido nos passos abaixo, mas peço que se atualizem antes da viagem, pois as regras e valores mudam sempre.

1) Colocar microchip padrão internacional, de acordo com as normas ISO 11784/11785;

2) Fazer vacina da raiva; 30 dias depois da vacina (tempo que leva para o animal produzir os anticorpos), tem que fazer uma sorologia e esperar o resultado (demora e é caro, mas se mantiver a vacina da raiva em dia, não é preciso fazer nunca mais, vale pra sempre!)

PS. só se pode embarcar com o animal 90 dias após a coleta de sangue para fazer a sorologia, não são 90 dias após o resultado da sorologia, mas do momento da coleta!

3) Com tudo certo e as demais vacinas todas em dia, levar ao veterinário para obter atestado de saúde (bem poucos dias antes da viagem);

4) Preencher o formulário Fiscalização de Animais de Companhia;

5) Falta, então, o passo final, que é obter o CZI do animal, a certificação “oficial”, até 72h depois da consulta com o veterinário; tem que levar todos os documentos obtidos, com duas cópias de cada + detalhes da viagem (passagem e local de hospedagem); o documento pode levar até 48h para ser emitido;

6) Com tudo em mãos, tem-se até 10 dias para viajar.

Mas, como eu disse, eu não tive a experiência e por isso prefiro não aprofundar o assunto além do que me foi dito. Sugiro este guia que explica exatamente custos e processos. Lembrando, ainda, que alguns países como Finlândia, Irlanda, Malta, Suécia e Reino Unido têm regras extras.

Anúncios

Um comentário sobre “Transporte de animais Brasil – Portugal

  1. Pingback: Documentos para viajar a Portugal como turista | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s