Transporte de animais Brasil – Portugal

É possível transportar seu cão ou gato por aí nos aviões, dependendo da companhia e das regras relativas ao tamanho/peso, no porão ou na cabine. Nunca tive essa experiência, mas aconselho três coisas: 1) informe-se no Ministério da Agricultura ou órgão responsável no país de destino; 2) informe-se com a companhia aérea com que vai voar; 3) faça tudo com muita antecedência, tipo 4, 5 meses (por causa da vacina anti-rábica, ver abaixo).

O procedimento é bem burocrático e caro. Os passos necessários para um bichinho entrar na União Europeia (o que inclui Portugal) pode ser resumido nos passos abaixo, mas peço que se atualizem antes da viagem, pois as regras e valores mudam sempre.

1) Colocar microchip padrão internacional, de acordo com as normas ISO 11784/11785;

2) Fazer vacina da raiva; 30 dias depois da vacina (tempo que leva para o animal produzir os anticorpos), tem que fazer uma sorologia e esperar o resultado (demora e é caro, mas se mantiver a vacina da raiva em dia, não é preciso fazer nunca mais, vale pra sempre!)

PS. só se pode embarcar com o animal 90 dias após a coleta de sangue para fazer a sorologia, não são 90 dias após o resultado da sorologia, mas do momento da coleta!

3) Com tudo certo e as demais vacinas todas em dia, levar ao veterinário para obter atestado de saúde (bem poucos dias antes da viagem);

4) Preencher o formulário Fiscalização de Animais de Companhia;

5) Falta, então, o passo final, que é obter o CZI do animal, a certificação “oficial”, até 72h depois da consulta com o veterinário; tem que levar todos os documentos obtidos, com duas cópias de cada + detalhes da viagem (passagem e local de hospedagem); o documento pode levar até 48h para ser emitido;

6) Com tudo em mãos, tem-se até 10 dias para viajar.

Mas, como eu disse, eu não tive a experiência e por isso prefiro não aprofundar o assunto além do que me foi dito. Sugiro este guia que explica exatamente custos e processos. Lembrando, ainda, que alguns países como Finlândia, Irlanda, Malta, Suécia e Reino Unido têm regras extras.

Anúncios

3 comentários sobre “Transporte de animais Brasil – Portugal

  1. Pingback: Documentos para viajar a Portugal como turista | Portugal sem fronteiras

  2. Eu tenho uma gata abandonada de rua,que cuido amooooooooo,trato dela como se
    fosse uma filha,preciso viajar e não cogito a ideia de não leva -la,exame CARO e DEMORADO deveria ter uma exceção por classe social,sei lá,humanos viajam com inúmeros tipos de doenças contagiosas e não existe nenhum empecilho para a barragem dessas pessoas,estou extremamente triste e não vejo solução.
    Não tenho condições nenhuma de fazer um exame desse porte,amo os animais minha gata é jovem e extremamente saudável.

    Curtir

    • oi Erica. quem sabe na sua cidade a prefeitura nao oferece os exames? Em florianopolis ha condicoes especiais para quem nao tem condicao de bancar alguns exames. mas nao deixe de fazer tudo certinho pq sao muito chatos com a fiscalizacao dos animais antes do embarque! abs.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s