Autenticar documento em Portugal

Se você acha os cartórios brasileiros caros, se prepara… a facada em Portugal também é grande! Fui a um notário/cartório para fazer dois serviços: o primeiro foi fotocopiar e autenticar um documento pessoal e o segundo, tornar um documento escrito por mim oficial, e fiz isso assinando em frente ao notário, que atestou o reconhecimento da firma. Os serviços juntos custaram 26 euros + IVA, totalizando 32. Um foi 16 e outro foi 10 euros, só não lembro qual custou qual.

A diferença principal para os cartórios brasileiros a que eu ia é que não havia filas enormes de espera  e você senta ao ser atendido, como num banco, e não fica em pé junto ao balcão. Existem muitos notários no Porto, basta procurar no Google Maps, mas este que fui é no mesmo prédio do Consulado Brasileiro, junto à rotunda da Boavista.

Se você quer fazer uma carta convite para alguém, vai precisar destes serviços. Aqui eu explico melhor o processo.

Mas atenção que estes preços que coloquei são apenas exemplos, pois eles não são tabelados e variam MUITO, então, se for precisar fazer bastante coisa, vale a pena cotar! Além dos notários, advogados, juntas de freguesia e agências dos correios também fazem o serviço. Aqui você encontra a tabela de preços dos correios (ctt).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s