Queima das fitas do Porto

Esta semana estamos passando pela maior celebração feita no Porto, fora o São João: é a Queima das fitas, também conhecida aqui em casa como nosso pior pesadelo. Explico:

Durante toda a semana, as aulas nas universidades param para que os estudantes façam festas e passem por uma série de rituais acadêmicos. Essa festa não acontece só no Porto, embora aqui tenha surgido e siga sendo a maior de todas. Existe o Queimódromo, que é o point da semana, onde tem shows com grandes nomes da música nacional e convidados internacionais, como este ano, o Gabriel o Pensador.

Além de virar as noites nos shows, durante o dia são feitas outras atividades pela cidade, como cortejos, desfiles, missa, arrecadação de fundos… Devo admitir que foi bem bonito o desfile ontem pelos Aliados. Abaixo coloco algumas fotos retiradas do Instagram da FEUP. Cada curso tem uma cor diferente a usar nos trajes e acessórios: Medicina amarelo, Engenharias laranja, e por aí vai…

 

Mas o que os estudantes fazem após os shows e antes dos eventos diurnos, no período entre 2h e 9h da manhã? Eles vem beber, gritar e cantar no Pólo Universitário, onde eu moro! Foram três noites sem dormir, sem exagero algum. Não sei como as pessoas não chamam a polícia pelo excesso de barulho, porque realmente é um abuso – música alta, rapazes jogando futebol e quebrando vidraças… tudo normal…

Incômodos a parte, acho que a época é bem interessante para uma visita ao Porto. Os eventos noturnos no Queimódromo, sugiro somente para quem quer beber bastante e se jogar, sem neuras, porque se não for assim, certamente vai se incomodar. Mais sobre a história da Queima você encontra no site oficial.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s