INSS/Previdência e PB4 – existe relação?

Já que muuuita gente me pergunta isso, vamos esclarecer.. É preciso ter contribuído com o INSS, hoje a Previdência Social, para ter direito ao seguro saúde PB4? A resposta é NÃO MAIS.

Já foi preciso, sim, afinal, o Atestado de Direito à Assistência Médica, o famoso PB-4, nasceu de um acordo de segurança social brasileira e da seguridade social dos países envolvidos, como Portugal.Começou a valer em 1995 e exigia, sim a contribuição à previdência, mas não é mais assim! Atualmente qualquer cidadão pode fazê-lo junto ao Ministério da Saúde e seus escritórios regionais. Detalhes de como fazer estão neste post que fiz assim que fiz o meu, em Florianópolis.

Aproveitando post, por favor não confunda o PB4 com o seguro viagem. Ele é um seguro saúde, permite que você use o sistema público de saúde português com os mesmos preços cobrados aos cidadãos portugueses. O seguro viagem é outro serviço, privado, contratado para oferecer outras coisas, como cobertura em caso de extravio de itens, etc… Falo sobre isso também no post linkado acima. Dúvidas, mandem nos comentários 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “INSS/Previdência e PB4 – existe relação?

  1. Pingback: Renovar o PB4 – só no Brasil | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s