Sistema escolar em Portugal

Neste post trago informações da amiga Leila, que trabalha com ensino em Portugal e fez uma excelente síntese do sistema de ensino português.

São 3 ciclos de ensino. No primeiro, estão as séries 1, 2, 3 e 4. O 2º Ciclo corresponde ao 5º e 6º ano, e espera-se que as crianças tenham 10 e 11 anos. O 3º Ciclo , que é correspondente ao 7º ao 9º ano, as crianças já tem entre 12 e 15 anos. Os alunos que reprovam mais de duas vezes entre estes ciclos, são convidados a fazerem um curso profissionalizante.

O Ensino Secundário é equivalente ao Ensino Médio , no Brasil, tendo o 10º, 11º e 12º anos. E já nesta fase o estudante tem que fazer uma opção pela área que vai seguir num possível curso universitário: Artes, Ciências, Humanidades. Há ainda o profissionalizante como opção (como o ensino técnico brasileiro).

Nos ciclos, as notas correspondem de 0 a 100%, e a depender da escola, a pontuação é proferida como de Insuficiente a Muito Bom ou vai numa escala de 0 a 5, ainda dentro dos 100%. O mínimo para passar de ano é 3. O aluno pode passar se tiver somente negativa a Matemática ou o Português + uma outra disciplina.

No Secundário muda: as notas são de 0 a 20 valores, numa escala de 0 a 100%. Assim também será na Universidade.

Há Exames Nacionais de Português e Matemática todos os anos, nos 4º, 6º, no 9º, no 12º ano. Mas como o governo tem mudado a estrutura do ensino todos os anos, voltaram as Provas de Aferição, é “o mesmo” que os exames, mas nos 2º, 5º, 8º anos.

Os 10º e 11º anos tem também exames de Biologia, Filosofia, Geografia, Geometria Descritiva, Física, e Química. O que eu mais gosto no ensino português é que é a nota do exame do 12º que delimita em qual/quais faculdades que o aluno poderá entrar! Algumas requerem uma média de 17, como Medicina. Da nota global do Secundário é feita uma média, que somada à nota do exame, dá essa nota final para o ingresso às universidades. Bem mais justo do que ganhar a vaga quem decora um monte de coisas no último ano escolar, não?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s