Tentar a vida em Portugal: ida sem documentos

Quem participa em grupos e fóruns sobre brasileiros em Portugal sabe que não passa um dia sem que apareça alguém dizendo que cansou do Brasil e que vai a Portugal tentar a vida, questionando se é arriscado vir sem documentos, etc. E muita gente ajuda, dizendo que veio, que vale a pena arriscar…

Vou partir do princípio da inocência de ambos os lados: de que a pessoa que está no Brasil está preocupada, sem emprego, e desconhece que existam leis para viver em um país, não basta vontade, e que a pessoa que incentiva a vinda irregular está movida pela compaixão, mas meu ponto de vista é bem claro: não devemos tentar nem incentivar imigração ilegal para lugar algum.

O que acontece é que muitos brasileiros vêm a Portugal como turistas, ganham 3 meses de permanência e resolvem procurar um emprego. Isso não pode! Há uns meses atrás, brechas nos serviços portugueses ainda permitiam essa prática com alguma simplicidade, pois a pessoa sem visto conseguia se inscrever na segurança social e, assim, ser efetivada e ter tudo legal, mas atualmente o cerco apertou e o cadastro não é mais feito. O procedimento correto é tirar qualquer visto português ainda em solo brasileiro e vir documentado.

Há muitas outras dificuldades  e custos para quem vem irregularmente, e para isso eu sugiro o canal O Zuca que Virou Tuga no YouTube, bem esclarecedor, mostra o que eu estou falando. São meses, comumente mais de um ano, até ter a situação regular, é um stress imenso.

Portanto, se a sua vontade é vir para Portugal, informe-se no Consulado Português da sua região. Não basta querer, guardar um dinheiro, e vir. E não ouça quem diz: o fulano foi… o fulano conseguiu… Conheça as leis! Existem vistos para cursos universitários, pós-graduações, investimento, aposentados… Jogue o jogo deles e assim também beneficie a população brasileira que faz as coisas certas. Se todos fizerem conforme as regras, fica mais fácil para todos 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s