Revalidar diploma estrangeiro no Brasil está mais fácil

Quando vim fazer o doutorado no exterior todos perguntavam: e o diploma? como revalida? você não tem medo que não revalidem quando voltar? Na verdade, não!

E agora uma nova resolução do CNE promete simplificar o processo de revalidação dos diplomas estrangeiros, que é simples, mas demoraaaado…

Para revalidar diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) expedidos por universidades estrangeiras vá a uma universidade brasileira que tenha um curso de pós-graduação na mesma área de conhecimento, em nível equivalente ou superior ao que você obteve. Cada uma tem suas particularidades, mas em geral, após entregar os documentos pedidos, tem-se que esperar e esperar meses até ficar pronto. O mesmo serve para graduação.

A novidade é que agora a ideia é que o processo de reconhecimento deverá ser admitido a qualquer data e concluído no prazo máximo de 180 dias, a contar da data do recebimento do protocolo na universidade responsável pelo processo ou de registro eletrônico equivalente.

Também está no site da CAPES que estudantes financiados pelo governo brasileiro, como no Ciência sem Fronteiras ou nos editais das agências de fomento, terão processo simplificado, feito todo em até 90 dias! Veremos se dá certo. Tomara 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s