Andar de metro no Porto é fácil

O metro (atenção que é metro mesmo, sem acento, não é metrô igual no Brasil) do Porto funciona super bem e, pra quem vai fazer turismo, leva aos principais pontos da cidade. Já falei em outro post sobre ir e vir do aeroporto, que é bem fácil de transporte público, incluindo o metro (linha roxa), mas hoje a intenção é dar o passo a passo de como comprar e usar o passe do metro, afinal ninguém quer ser pego pelos fiscais que aparecem de surpresa pra conferir os tickets e pagar 100 e tantos euros.

A primeira coisa a fazer é comprar o cartão andante, que custa 60 centavos e é de papel, mas não é descartável, você pode guardá-lo para usar várias vezes, pois é recarregável. Na própria máquina nas estações de metro, onde se recarregam os bilhetes, dá para comprar o cartão, já com o número de viagens (chamadas títulos) que você quiser.

IMG_4906Muito importante: o cartão é pessoal, ou seja, não adianta comprar 4 viagens para 4 pessoas, mas sim 4 cartões com 1 viagem cada, para cada um! Cada passageiro deve ter o seu próprio cartão.

Pode-se comprar 1 título (só ida), 2 títulos (ida e volta), 5 e 10. Se comprar 10, ganha 1 de graça! Os títulos não têm validade, você pode usar qualquer dia ou hora. Você pode fazer o pagamento usando notas, moedas ou cartão. Algumas máquinas não oferecem pagamento por nota ou por cartão, não sei bem o porquê.

A única questão sobre o uso do metro é escolher qual título você quer, pois, de acordo com a distância a ser percorrida, aumenta o valor e o número do título. O menor é o Z2 (1,20), o maior, Z5 (2,30).

Existe toda uma lógica por trás do cálculo da zona, mas basta saber por enquanto que toda máquina de compra de títulos oferece uma lista à direita do monitor, que diz qual zona você deve comprar, de acordo com a estação em que você se encontra e em qual vai descer. É super fácil, está em ordem alfabética. Veja na imagem.

IMG_4907

Com o cartão em mãos e as viagens compradas, só falta uma coisa: validar a viagem. Isso deve ser feito porque o cartão é recarregável e você pode usá-lo a qualquer hora, ou seja, não tem informação de hora e data de compra das viagens. Para que isto seja feito, é preciso validá-lo, que nada mais é do que aproximar o seu cartão de uma máquininha igual à da próxima foto, até que uma luz verde se acenda na parte superior direita, acompanhada de um aviso sonoro. Uma mensagem no visor vai dizer quanto tempo você tem para usar o cartão. Nas zonas menores é uma 1h, mas pode ser até 1h30.

Durante este tempo declarado no visor, você pode trocar de trem (valide de novo quando trocar de trem, a máquina vai avisar quanto tempo ainda resta) ou até fazer a viagem de volta de onde veio. Caso você, sem querer, aproxime o cartão duas vezes seguidas da máquina, não serão descontadas duas viagens, mas sim aparecerá a informação sobre o tempo que resta para usar a viagem validada. Uma nova viagem só vai ser descontada se passar todo o tempo (1h ou 1h30) que você tinha para viajar. Mais dúvidas você tira no site do metro do Porto.

Algumas estações importantes para quem quer passear pelo Porto seguem a seguir. Pode-se transitar entre todas elas apenas com um cartão Z2:

  • São Bento – estação ferroviária São Bento, Sé do Porto, rio Douro, rua das Flores, Palácio da Bolsa;
  • Aliados – Torre dos Clérigos, Câmara Municipal, avenida dos Aliados, praça da Batalha;
  • Bolhão – rua de Santa Catarina, mercado do Bolhão, Capela das Almas, Café Majestic;
  • Jardim do Morro – baixa de Gaia (Vila Nova de Gaia), teleférico, Ponte Luís I, Mosteiro da Serra do Pilar, adegas de vinho do Porto

** Pode-se levar bicicleta no metro!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s