Como é o clima em cada estação no Porto

FullSizeRender

Após um ano vivendo na invicta, acho um bom momento para sintetizar como foram estes 365 dias em termos de clima. Dois avisos iniciais: 1) eu achei que ia sofrer com o frio, acabei sofrendo muito mais com o calor; 2) os portuenses amigos dizem que este ano foi atípico, com pouco frio, por isso eu não reclamei 🙂

Mas vamos lá…

O inverno, de dezembro a março, é muito chuvoso! Eu diria que dezembro e março são bem toleráveis, com menos chuva e vento, mas janeiro e, especialmente, fevereiro, viramos sapos… A menor temperatura que peguei, durante o dia, foi 3 graus durante o amanhecer. Na madrugada há temperaturas negativas, mas aí eu estava bem protegida com quatro cobertores bem grossos.

O verão, de junho a setembro, é seco (contei 33 dias sem chuva e, mesmo neste dia chuvoso, foi bem fraca) e muito, muito abafado. Apesar das temperaturas não serem tããão altas – o recorde foi 36, mas muito pontual – a sensação é bem ruim, quase não há vento, exceto, claro, na beira do rio ou do mar.

Os meses do outono e da primavera são super agradáveis. Em geral, pouca chuva, em especial no outono.

A foto deste post é uma brincadeirinha, foi tirada por mim em Manzaneda. Não tivemos neve no Porto. Mas olha que neste inverno foram 3 ou 4 chuvas de granizo bem intensas!

Deixe um comentário

