Equivalência do diploma de ensino médio Brasil-Portugal

Acho que um dos procedimentos mais chatos a se fazer antes de vir estudar em Portugal é equiparar a documentação escolar brasileira. Mas no caso do diploma do ensino médio, até que é tudo simples, é sobre isso que falo agora. Este texto vale principalmente para quem quer fazer graduação, pois na Pós nunca nos foi pedido nada, nem pela UP nem pela UBI. Sempre é bom lembrar: existem ALGUMAS maneiras de se equiparar a documentação, mas aqui segue uma delas:

A primeira coisa a se ter em mãos é o diploma de conclusão do ensino médio e o histórico escolar originais, emitidos pela escola. Às vezes isso tudo vem em um único documento, pode ser também, não tem problema. A única exigência a se observar é se existe no documento uma escala dizendo as notas ou conceitos com que a escola trabalha, por exemplo: E (10 a 8), MB (8 a 7), etc. Isso será preciso mesmo que sejam notas de 0 a 10, pois em Portugal, elas vão de 0 a 20.

A segunda coisa a se fazer é reconhecer as firmas das assinaturas que constam no documento, geralmente da coordenação da escola e de quem emitiu o documento. É só perguntar na escola onde as pessoas que assinaram tem a firma reconhecida e ir até lá com o documento original. O processo é barato, não chega a 10 reais.

Com isso feito, vá a um cartório autorizado e peça o apostilamento do documento. Tudo pronto no Brasil, pode vir a Portugal 🙂 mas…

Ainda não acabou!

Você deve ir à escola secundária mais próxima da sua casa e protocolar o pedido. Se você não sabe a qual escola deve ir, uma boa dica é perguntar na Junta da Freguesia de onde vive. Leve originais e cópias simples de:  histórico escolar, diploma de conclusão do ensino médio, caso a escala das notas e conceitos seja um documento separado, leve também, e o passaporte ou autorização de residência. Agora sim, o fim.

Adendo: se a escola na qual se formou não tiver como fornecer uma escala das notas ou conceitos, a Embaixada do Brasil em Lisboa pode fornecer isso, mas não tenho detalhes, vale entrar em contato.

Anúncios

34 comentários sobre “Equivalência do diploma de ensino médio Brasil-Portugal

  1. Marina, essa escola secundária próxima a minha casa para protocolar o apstilamento é já em Portugal, certo? Outra coisa. Quando ao ensino funcamental é a mesma coisa?

    Curtir

  2. Você sabe dizer se a data do apostilamento tem que ser recente assim como nos documentos que vamos entregar ao SEF? Vou ano que vêm mas como quero levar todos esses documentos apostilados e vai sair caro, quero ir apostilando antes….sabe me dizer se tem que ser recente?

    Curtir

    • Oi, Stéphanie. Não sei sobre a data dos apostilamentos… mas a data de alguns documentos tem que ser recentes, então isso vai implicar que também os apostilamentos sejam, certo? certidão de antecedentes criminais, por exemplo, são 3 meses de validade. Sugiro que fique no prazo de 3 meses pra todos os documentos, vai te deixar certamente sem problemas quanto a isso! abs.

      Curtir

    • Ariel, não sei sobre isso, não… como eu disse no post, vc faz quase todas as coisas do processo ainda no Brasil e apostila o documento, chegando em Portugal basta levar na escola da região onde vive, é rápido!

      Curtir

  3. Camarada…
    Dúvidas:
    1. Qual documento(s) tenho que reconhecer as assinaturas? Do Histórico ou Certificado ou Ambos?
    2. Qual documento(s) faço o apostilamento? No Histórico ou Certificado ou Ambos?

    Fico no aguardo e obrigado…!

    Curtir

  4. Outra dúvida:
    No meu Histórico (e acho que todos são assim) vem as notas desde o primário até o Ensino Médio.
    Meu primário as notas eram A,B,C D, E, F.
    Escola 1. Na 5° série era de 0-100, nota mínima 60.
    Escola 2. Da 6° à 8° era de 0-100, nota mínima 70.
    Escola 3. No Ensino Médio era de 0-100, nota mínima 50.
    * Todos em escolas diferentes.
    Então essa declaração sobre as escalas de notas e nota mínima vou tem que pegar em cada Escola ou apenas da escola do Ensino Médio?

    Curtir

    • Rafael, tudo depende da faculdade em que vc se inscreverá, fale com ela. Algumas exigem tudo apostilado, outras não. A FEUP, por exemplo, não nos exigiu nada apostilado. Mas se a sua exigir, note que para apostilar um documento, ele precisa estar com as assinaturas com firma reconhecida. Sobre o histórico, acredito que te seja exigido somente o do ensino médio. abs.

      Curtir

  5. Olá Marina!

    Posso dar entrada no processo de equivalência com o certificado que a escola emite ou preciso esperar o diploma que a Secretaria de Educação (no meu caso do RJ) emite?

    Faço esta pergunta pois a minha filha concluirá o ensino médio em dezembro/17. Logo em seguida a escola emite o certificado com o histórico escolar e envia para a Secretaria de Educação e esta só devolve para a escola em março/18. Como a inscrição para o exame nacional (ENEM de Portugal) será em fevereiro/18, se para a equivalência for necessário o certificado emitido pela Secretaria de Educação ela só poderá se inscrever para o exame de 2019. Caso ela possa utilizar o certificado emitido pela escola, ela poderá se inscrever em 2018.
    Um detalhe no caso da minha filha é que como ela tem a cidadania portuguesa ela tem que fazer a equivalência e o exame nacional. Ela não pode utilizar as notas do ENEM.

    Curtir

  6. Eu tenha uma duvida muito grande porque meu histórico do ensino medio nao eh bom , nao sao notas excelentes gostaria de saber se eu teria q fazer o ensino medio inteiro de novo?????

    Curtir

    • Olá. Isso não se faz, o que vc terá que procurar são cursos menos exigentes quanto às notas do ensino médio. É só buscar que acha… mas saiba que em Portugal consideram muito mais o histórico escolar do ensino médio do que no Brasil. Medicina, por exemplo, não adianta ir bem nas provas, se o ensino médio não foi bem feito, sem chance. Boa sorte!!

      Curtir

  7. Olá Marina!

    Gostaria de saber se o supletivo realizado no Brasil tem validade em Portugal. Caso tenha, como poderemos realizar o processo de equivalência dele em Portugal? Obrigada!

    Curtir

  8. Boa tarde! Estou tirando minha cidadania, cartão cidadão e passaporte Português.
    Fiz curso técnico em telecomunicações após o 2ºGrau.
    Fazendo a equivalência do 2ºGrau e do curso técnico, lá em Portugal meu curso técnico vai ser reconhecido?

    Curtir

  9. oi, Cassio. Não sei como funciona o reconhecimento de cursos técnicos em Portugal. Sei que eles existem, mas não sei se os feitos no estrangeiro têm validade. Sugiro que procure cursos semelhantes ao que fez e se informe diretamente com eles, pois devem saber se é possível o reconhecimento estrangeiro. Algumas ideias para começar a busca:
    https://www.iefp.pt/cursos-de-especializacao-tecnologica-cet
    http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CET/CETS+no+Ensino+Superior.htm

    Curtir

  10. Olá Marina,
    Concluí meu ensino médio em 2012, será que tem prazo para utilizá-lo?
    Estou no indo para o quinto semestre em Medicina Veterinária e caso não consiga transferência tentarei começar do zero. Terei dificuldades em usar meu histórico de 2012?

    Curtir

    • oi, Mariana. Nunca ouvi nada dizendo que há um prazo de validade, acredito que não tenhas problema. De qualquer forma, o ideal é sempre se informar diretamente com a faculdade que pretende fazer, pq os procedimentos variam de uma para a outra. abs.

      Curtir

  11. Olá Marina!
    Minha filha fez um dos anos, no caso o último nos EUA, no High School. Então quem vai providenciar a ficha 19 (Diploma de Ensino Médio) dela é a Secretaria de Educação do Estado já que a escola a que ela estava vinculada só fez o 1o e 2o ano. Ela é cidadã portuguesa e quer fazer os exames nacionais, a candidatura. Você tem notícia de alguma situação semelhante com um histórico misto de 2 países e vê algum empecilho nisso?

    Curtir

    • oi Juliana, traga para Portugal seu diploma e seu histórico escolar da graduação apostilados. Uma vez aqui, leve-os em uma universidade que tenha um curso semelhante ao seu, que vai fazer o processo de reconhecimento. Vc pode pesquisar entre elas para ver qual sai mais em conta, às vezes é uma diferença de centenas de euros, além dos prazos também variarem. É demoradinho, mas é simples, boa sorte. abs.

      Curtir

  12. Marina, você saberia como proceder depois de ter o diploma de ensino médio equiparado? Tem que fazer o exame nacional primeiro e depois a prova da universidade escolhida? Eu cursei ensino médio no Brasil, tenho dupla nacionalidade, e queria tentar graduar em Portugal…

    Curtir

      • Oi Marina, muito obrigado pela resposta. Eu pesquisei nesse site a respeito de provas, pelo que entendi, para ingressar numa universidade, deve-se escolher uma entre 4 provas para fazer. Com relação ao exame nacional, você acha que é difícil para passar? Um abraço.

        Curtir

        • nunca prestei as provas, mas pelo o que entendo, o negócio não é passar, né, é ter uma classificação boa para poder entrar nas melhores escolas. se a nota não for tão boa, vai ter que procurar as menos concorridas… mas acredito ser uma prova bem acessível, sem surpresas para quem estuda! abs.

          Curtir

  13. Olá boa tarde.
    Moramos ainda no Brasil e meu filho pretende se candidatar a mais de uma universidade em Portugal.
    Como não sabemos ainda em qual Universidade ele será aceito, e nem mesmo a cidade onde ele vai morar, como poderemos fazer a equivalência do ensino médio, sem ter um endereço em Portugal? Obrigado.

    Curtir

    • oi, Paulo. O importante é vcs fazerem ainda no Brasil os procedimentos que cito no texto. Uma vez aqui, quando chegarem, fazem na escola próxima de onde estarão vivendo. Depois, se resolverem se mudar, isso não será um problema, esse processo é rápido, e será aceito nas universidades em que ele se candidatar. abs.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s