Mudanças no SEF e novo endereço

O posto de atendimento do SEF deixou de ser na Loja do Cidadão (Av. Fernão de Magalhães) e passou a ser na Avenida de França, dentro do posto do CNAI, para noooossa alegria. Ficou bem melhor! Os agendamentos continuam sendo feitos via telefone, mas as datas estão mais próximas do que eram antes, quando demorava mais de seis meses às vezes para se conseguir ir até lá renovar a documentação.

Aqui veja a lista completa de documentos exigidos em cada caso.

Agora, uma vez agendado o horário, vá ao CNAI (metro Casa da Música para a poucos minutos) e se apresente na recepção. O segurança vai tirar uma senha para você, pois agora não se entra direto ao atendimento, mas se vai a uma triagem inicial dos documentos. Uma pessoa mega simpática do CNAI vai te atender e conferir a papelada inicial, ajudar a preencher os formulários se tiver dúvida, e logo te dá uma senha que, aí sim, é para o posto do SEF. Isso tudo não demora muito não: nosso horário era 14h30, entramos para a triagem 14h35 e em 15 minutos aguardávamos ser chamados para o SEF, o que foi bem rápido, uns 10 minutos.

O atendimento está mais ágil porque antes eram 3 mesas, agora são 5 ou 6, não lembro direito. Já há a máquina de fazer fotos, então não precisa levar as fotos 3×4 solicitadas nas listas de documentos exigidos. Tem gente que se aborrece com o atendimento lá, mas eu sempre fui muito bem atendida. Demonstrar respeito (senhora, por favor, obrigada, etc) ajuda bastante: parece idiota falar isso, mas se vê cada cena lá!!

Leia aqui sobre reagrupamento familiar.

PARA QUEM VAI DECLARAR A ENTRADA NO PAÍS

Quem entra na Europa (exceto Inglaterra, Suíça e países fora do espaço comum) mas tem como destino final Portugal deve ir ao SEF em até 3 dias após a chegada, para declarar a entrada. Não se agenda este procedimento, basta ir ao CNAI e informar na recepção que precisa fazer a declaração de entrada em Portugal. Há uma fila e se aguarda o atendimento. Nunca passei por isso, apenas observei no dia em que estive lá a esperar… O importante que eu queria destacar é que todos os dias há um número limitado de atendimentos e que, após esgotado o limite, eles passam a dar senhas para que as pessoas voltem nos dias seguintes. Por isso, a dica é ir o quanto antes e bem cedo!

Horário e local do posto do SEF no Porto:
Avenida de França
Edifício Capitólio, 
nº 316, Loja 57
4050-276 PORTO
Telefone: 222 073 810
Horário de Atendimento ao Público: 8h30-15h30 (dias úteis)

Outros postos pelo país aqui.

Anúncios

5 comentários sobre “Mudanças no SEF e novo endereço

  1. Pingback: Renovar reagrupamento familiar – SEF – Portugal | Portugal sem fronteiras

  2. Olá, dona do blog. Marina, talvez. Não tenho certeza sobre seu nome, uma vez que não encontrei em lugar algum, somente no seu endereço de email e instagram. Enfim, seu site está sendo essencial e rendendo respostas as minhas dúvidas! Fico grata por isso e espero que siga adiante com esse projeto!

    Sobre o SEF, só tenho um questionamento. Li em um lugar qualquer que era preciso autenticar o comprovativo de meio de subsistência, no meu caso de quem será responsável por minha viagem. Isso confere? Eu preciso “apostilar” o imposto de renda da pessoa em questão?

    Espero que possa me ajudar.

    N.

    Curtir

  3. Oi. Não tenho certeza sobre a necessidade de se autenticar o comprovativo. Eu nunca autentiquei os meus, mas eles têm assinatura eletrônica. Na dúvida, se tens tempo pra isso, eu faria o apostilamento, sim! No máximo vai ter feito sem necessidade, mas vais garantir que ele não seja rejeitado.

    O que me foi pedido para fazer o apostilamento pelo Vice-Consulado de Curitiba foi a certidão de nascimento/casamento (se for pedir reagrupamento familiar), o PB4/seguro saúde e a certidão de antecedentes criminais da Polícia Federal.

    Curtir

  4. Pingback: Renovar residência – alta qualificação/pesquisa (doutorado) – em Portugal | Portugal sem fronteiras

  5. Pingback: Retirar documentos no SEF – onde, quando, como | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s