Renovar residência no SEF – posso ficar com o cartão anterior?

Acho que a situação pela qual passei é bem rara, diante dos grandes atrasos causados nos agendamentos do SEF no Porto, mas a situação nas cidades menores é diferente, por isso talvez valha a pena compartilhar.

Há pouco fui ao SEF renovar a minha residência pela primeira vez, ou seja, trocar meu cartão que vale por 1 ano pelo que vale 2 anos. Eu ainda tinha pouco mais de 1 mês com o cartão válido (valia até 12/10 e meu agendamento era em 7/9) e pretendia ir para a Inglaterra no início de setembro, o que não seria possível se o SEF obrigatoriamente retivesse meu cartão antigo no momento do agendamento e eu ficasse somente com o protocolo comprovativo de que já havia renovado a residência e só aguardava a chegada do novo documento.

Felizmente, o SEF te dá a opção de ficar com o cartão válido antigo e eu pude viajar! A única diferença é que, se fizer esta opção, não poderá pedir para que o novo vá direto à sua casa via correios, terá que ir buscá-lo no SEF junto à estação Carolina Michaelis. Também terá que assinar um papel dizendo que se compromete a ir lá buscar e levar o cartão antigo sem falta. Bem tranquilo. Quando se faz essa opção, também não se paga pela entrega do novo cartão pelos correios, que se não me engano é uns 7 ou 8 euros. Todo o resto é absolutamente igual.

Falando nisso, nossa ida ao posto do SEF que mencionei acima (atenção que ele não tem atendimento ao público, somente a retirada de documentação) foi bem curiosa, escrevo em breve sobre ela. Por enquanto, adianto: Não vá na segunda-feira! Prefira qualquer outro dia da semana, quanto mais tarde, melhor 😉

Resumindo, você pode ficar com o cartão anterior enquanto este for válido, até que o novo chegue, mas quando for levantar o novo no SEF, vai ter que devolver o antigo.

Deixe um comentário

