Carteira de motorista (carta de condução) portuguesa – 2º passo

Já falei sobre o início do processo de troca da carteira de motorista brasileira pela carta de condução portuguesa aqui, explicando o primeiro passo, que é ir ao Consulado Brasileiro. Agora falo sobre a segunda coisa a se fazer, que é conseguir o atestado médico de que está apto a conduzir. Se a sua carteira será somente para carro e/ou moto, não é preciso o psicotécnico, somente o exame médico “físico”.

Este atestado médico pode ser feito por qualquer médico português no exercício da profissão, não importa a especialidade. Você pode marcar uma consulta com seu médico de família no centro de saúde e pedir o atestado de saúde, por exemplo. O único porém é que talvez o médico peça exames complementares para fornecê-lo (conheço duas pessoas que tiveram que fazer vááárias coisas), o que acaba tomando muito tempo e subindo o preço da consulta, que começa em 5 euros.

Eu preferi marcar um particular, especializado em exame de condução, por 20 euros. Escolhi a empresa Aptidões e Competências por ser perto de casa e fui bem atendida, deu tudo certo. O atestado médico que emitem para o IMTT (tipo o DETRAN português) é padrão, e pode ser baixado aqui. Realizei a consulta e um exame de vista e em alguns minutos tinha o atestado e era só levar ao IMTT, que é o tema do post seguinte sobre a troca da carta de condução.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Carteira de motorista (carta de condução) portuguesa – 2º passo

  1. Pingback: Carteira de motorista (carta de condução) portuguesa – 3º passo (final) | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s