Documentos para viajar a Portugal como turista

Brasileiros não precisam de visto para visitar Portugal como turistas, por até 90 dias. Mas isso não quer dizer que não existam regras para quem vem para cá passear. Vamos aos documentos necessários para se entrar em Portugal, segundo o Consulado português:

  • passaporte com validade superior a 3 meses após a data da volta: por exemplo, se você quer ficar até setembro, o passaporte deve vencer após dezembro;
  • passagem de retorno ao Brasil;
  • comprovativo de alojamento: hotel, pousada, ou carta convite de quem o vai receber em casa;
  • euros suficientes para bancar o período que vai ficar aqui. O montante exigido é 40 euros por dia + taxa de entrada de 75 (a taxa não é cobrada, é só um valor exigido caso o policial questione quanto dinheiro está trazendo);
  • comprovativo de que tem vínculos com o Brasil (atestado de matrícula onde estuda ou declaração da empresa onde trabalha, seja pública ou privada).

Isso tudo está no site do Consulado Português, eu não inventei nada 🙂 Muita gente tem medo de vir e ser barrado na entrada, mas basta ler as regras claramente e não querer inventar coisas caso a polícia o questione, afinal, eles estão lá para questionar. Tem gente que leva pra o lado pessoal… é bobagem!

Outra coisa muito importante para se entrar em qualquer país do espaço Schengen é o seguro viagem obrigatório para turistas, com o valor mínimo de cobertura de 30.000 euros – para garantir assistência médica em caso de doenças ou acidentes. A dica é ver com junto à bandeira do cartão que comprou as passagens se eles não oferecem algum serviço deste tipo, muitas vezes sem custo!

Outras perguntas comuns de se ouvir:

  • Familiares que vem acompanhar pessoas que vem com visto, seja de estudo ou de trabalho, entram como turistas? SIM.
  • É preciso alguma vacina? NÃO.
  • É possível trazer animais de estimação? SIM.
  • É possível prorrogar o visto de turista? SIM, por mais 90 dias, desde que o passaporte esteja válido por todo o período, basta ir ao posto do SEF.
  • Para negócios, jornalismo ou missão cultural de até 90 dias é preciso visto? NÃO, valem as mesmas regras da entrada para turistas citadas acima.
  • O PB4 vale como seguro obrigatório? O PB4 é um seguro saúde que vale somente para Portugal (pode-se fazer também para a Itália, mas o processo varia um pouquinho). Portanto, ele vai te dar acesso ao serviço público de saúde português, mas tenha atenção que ele não é um seguro viagem, portanto não vai te ajudar caso extraviem suas malas, se o voo atrasar ou cancelar, etc.

22 comentários sobre “Documentos para viajar a Portugal como turista

  1. Olá mariana, tenho algumas duvidas, pfv me ajude
    Minha namorada esta tirando a cidadania portuguesa por atribuição, pretendemos mt em breve ir morar em portugal, temos em torno de 17mil euros guardados pra começar a vida aí, nosso plano no momento está sendo o seguinte: ela entrará como cidadã e eu como turista, chegando em portugal, nos casaremos e eu entrarei com o pedido de reagrupamento, acha q tem algo nesse plano que não é bem como pensamos e não será deste jeito? tem problema deixar pra casar ai em portugal, eu sendo turista, casando com uma portuguesa? outra coisa, nao sei como provar vinculos com o brasil, visto que não estou estudando e sairei do emprego pra me mudar pra portugal, não tenho bens em meu nome aqui no brasil e nao sei como provar e essas provas, teria q ser validada antes no consulado pt aqui do brasil?

    Outra coisa, se ela entrar como turista tbm, chegar ai levar todos os documentos e tirar a cidadania dela ai mesmo em portugal, acha q teremos problema pra deixar pra fazer tudo ai no prazo de 6 meses como turistas? pois quanto mais demoramos a sair do brasil, menos dinheiro iremos levar, estamos gastando aqui, por isso a certa urgência, aguardo mt sua resposta

    Curtir

    • Leonardo, sua questão é muito difícil, por isso sugiro que procure alguém que entende muito do assunto por ter trabalhado por muitos anos na área de serviço aos estrangeiros em Portugal, o Rogério: https://www.facebook.com/rgr.moy?fref=ts

      o que sei te dizer é que, sim, a cidadania da sua esposa pode ser feita em Portugal! sobre o casamento, pergunta para o Rogerio, que sempre aconselha o pessoal no Facebook – eu o conheço pessoalmente e confio, por isso indico. abs.

      Curtir

  2. morei tempo portugal faz 7 anos que voltei para Brasil Dezembro minhas ferias quero ir passear amiga Portuguesa vai madar carta convite onde ela deve ir fazer esta carta, SEF, ou pode ser junta Freguesia, ou faz carta vai conservatoria registar.se perguntar onde conheci digo que vivi ai ainda tenho meu cartão residencia ou melhor nem dizer que vivi ai

    Curtir

  3. Pingback: Países que exigem visto de turismo para brasileiros | Portugal sem fronteiras

  4. Olá !Minha dúvida é mt simples, se alguém puder me ajudar por favor! Vou a Portugal se possível este ano ainda, meu namorado e Português, e vou como turista, para ficar 3 meses. Ao chegar lá vamos nós casar. Ele vai mandar carta convite e tudo mas…tenho uma preocupação, não tenho como comprovar vínculo com Brasil, acham que posso ser deportada por isso? Será que me vão pedir isto? Desde de há obrigada!

    Curtir

    • Fabiane, tudo bem? Teoricamente, as autoridades portuguesas podem sim te pedir pra mostrar qualquer vínculo com o Brasil, massss… eu pessoalmente não conheço ninguém que tenha passado por isso. O que eles sempre pedem é a passagem de retorno ao Brasil e o comprovante de hotel ou alojamento, que neste caso será a casa do seu namorado, comprovada a partir da carta convite. É bom também ter algum dinheiro e/ou cartão de crédito pra apresentar. São estes os itens que sempre pedem pra ver. abs!

      Curtir

  5. O lá fui , visita Portugal em fevereiro deste ano meu visto venceu dia 10 de maio, sai de portugal dia 15 , gostaria de volta, a passeio, de novo, para levar meu neto, tenho amigos português, que fico em sua morada, posso volta , da qui quanto tempo,

    Curtir

    • Oi. Se vc saiu sem problemas, acredito que possa voltar sem problemas também. Peça para o seu amigo que a hospedará para fazer a carta convite certinha, com firma reconhecida no notário, ok? previna-se!

      Curtir

  6. Olá, seu site tem sido de grande ajuda para mim! No entanto, tenho ainda uma dúvida, espero que possas me ajudar!
    Estive em Portugal por pouco mais de um ano, mas fui como turista. Retornei já faz alguns meses. No entanto, agora no final do ano (pouco antes de fazer um ano do meu regresso) pretendo visitar meus amigos lá, passar apenas uma semana. Hoje tenho emprego formal aqui, residência própria, enfim, não tenho qualquer intenção de permanecer lá ilegalmente novamente.
    Quando retornei não tive qualquer problema, nem qualquer anotação ou multa no meu passaporte (ao menos não fui notificada). Minha dúvida é se posso retornar para esta visita sem o risco de ser impedida de entrar no país. Devo fazer um novo passaporte ou entrar por outro país da UE? Meu passaporte tem apenas os carimbos de entrada e de saída de Portugal, mais nada! Pretendia tomar um voo direto para poupar o tempo das escalas, já que a visita será mesmo curta…
    Espero que possas me ajudar!
    Abraço.

    Curtir

    • Ana, vc pode retornar, e tome todas as providências (ou seja, tenha todos os documentos que possam ser pedidos) para entrar como turista. entrar por portugal ou não não me parece que fará qualquer diferença. abs.

      Curtir

  7. Pingback: Deportação de brasileiros da Europa cresce quase 40% | Portugal sem fronteiras

  8. Olá eu sou Angolana e pretendo mudar-se para Portugal
    Eu quero estudar e trabalhar aos mesmo tempo, será que é possível sendo eu um imigrante?
    Ah e outra coisa O meu primo que está em Portugal também a sua nacionalidade portuguesa, é possível eu tirar a nacionalidade portuguesa só por ele ser meu primo?
    Olha que não temos familiares portugueses, ele já tá lá à 18 anos é por isso que ele tirou a sua nacionalidade
    Por favor esclarecame

    Curtir

    • Olá, Domingas. Eu acredito que as regras para angolanos sejam as mesmas das válidas para os brasileiros, por isso vou te responder baseada no que ocorre com brasileiros: 1) sim, vc pode estudar e trabalhar. vai depender do seu visto, mas provavelmente vc precisará primeiro receber a residência para estudos e depois pedir a autorização para trabalhar, não ocorre de modo automático; 2) o fato de vc ter um primo aqui não muda nada, vc não tem nenhum direito relativo a isso.

      Curtir

    • Monaliza, o PB4 basta para não teres problemas. só tenha em atenção que ele não é um seguro viagem, apenas de saúde, ou seja, questões relativas à bagagem perdida, voo atrasado, e todos os outros itens que são incluídos em seguro viagem não tem nada a ver com PB4, ele só te dá acesso ao “SUS” português. abs.

      Curtir

  9. Pingback: Ilegal ou irregular? A diferença entre as duas situações em Portugal | Portugal sem fronteiras

  10. Pingback: Seis brasileiros são barrados todos os dias ao tentar entrar em Portugal | Portugal sem fronteiras

Deixe um comentário